Você sabe que o vestibular da Fuvest é conhecido por ser muito rigoroso e concorrido. Mas o número de candidatos que disputam uma vaga varia bastante de acordo com o curso.
Para 2018, por exemplo, a carreira mais concorrida foi Medicina, em São Paulo, com 135,74 inscritos por vaga! Por outro lado, alguns cursos registraram menos do que três candidatos por vaga, caso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, em Ribeirão Preto; Gestão Ambiental, em Piracicaba; Licenciatura em Ciências Exatas, em São Carlos; e Música, em Ribeirão Preto e em São Paulo.
Confira os cursos com as menores taxas de concorrência:
Música, em Ribeirão Preto
Há três opções de cursos: a licenciatura, o bacharelado com habilitação em Instrumento e o bacharelado com habilitação em Canto e Arte Lírica. Eles privilegiam a interface das três principais atividades em música: composição (ofício do compositor), interpretação/execução (ofício do instrumentista, cantor e regente) e pesquisa (ofício do musicólogo).
Candidato/vaga: 1,87
Licenciatura em Ciências Exatas, em São Carlos
Forma professores de ciências para o Ensino Fundamental e, de acordo com a habilitação que escolher no quarto semestre, de física, química e matemática para o Ensino Médio. O curso acontece no período noturno e conta com diversas matérias de conteúdo pedagógico, além de física, química e matemática.
Candidato/vaga: 2,03
Biblioteconomia e Ciência da Informação, em Ribeirão Preto
O curso forma o profissional que domina os fundamentos e as técnicas de gestão, armazenamento, organização, distribuição e preservação da informação. Ele poderá atuar na organização e manutenção dos sistemas de informação tradicionais, como bibliotecas, centros de documentação e arquivos, ou em ambientes digitais. Na grade curricular estão disciplinas como automação e informação, documentação audiovisual e sistemas de classificação bibliográfica.
Candidato/vaga: 2,21
Gestão Ambiental, em Piracicaba
O gestor ambiental é o responsável por manter o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e a produção econômica. Ele gerencia projetos ambientais, formula políticas para certificação ambiental, promove ações de conscientização e educação ambiental e realiza estudos de impacto ambiental. Você vai estudar administração, economia, sociologia, botânica, geologia, química ambiental e zoologia, entre outras disciplinas.
Candidato/vaga: 2,88
Música, em São Paulo
São várias opções de cursos: a licenciatura (curso de formação de professores) em Música e os bacharelados com as seguintes habilitações: Composição; Regência; Canto e Arte Lírica; e Instrumento. Este último compreende as seguintes opções: cordas dedilhadas (violão ou viola brasileira), percussão, teclado (piano ou órgão), cordas (viola, violino ou violoncelo) e sopro (flauta, oboé, clarinete, clarone, fagote, trompa, trompete, trombone ou tuba).
Candidato/vaga: 2,90