Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Imagem Blog

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Fred Gelli, um dos criadores do logo das Olimpíadas de 2016, fala sobre a carreira e o curso de Design

Por Carolina Vellei
Atualizado em 24 fev 2017, 15h57 - Publicado em 3 jul 2012, 17h32
 (/)
Continua após publicidade

Fred Gelli quase foi parar na Engenharia, mas desistiu do curso depois de três semanas de aula. Ele tinha o sonho de desenhar veleiros e acreditava que não conseguiria realizar isso em Engenharia Naval, pois o curso era muito mais voltado ao cálculo do que à arte. Para realizar seu sonho, Fred se voltou às origens de sua família e foi parar no  curso de Design. “Meu bisavô era marceneiro, ou seja, designer de móveis. A primeira cadeira patenteada do Brasil é dele. Tenho no sangue a história do design”, revela.

– Saiba mais sobre os cursos de Design na Guia de Profissões do GE

Fred Gelli, um dos criadores do logo das Olimpíadas de 2016, fala sobre a carreira e o curso de Design

Foto: Divulgação

O designer é um dos fundadores da agência Tátil, famosa por ganhar a disputa pelo logo das Olimpíadas de 2016, que acontecerá no Rio de Janeiro. Concorrendo com outras 139 agências, em setembro de 2010 a empresa recebeu a notícia sobre a seleção do projeto. A marca atingiu a aprovação de 74% do público que participou da escolha, algo inédito. “Foi resultado de um trabalho colaborativo com mais de 100 pessoas na empresa, desde a recepcionista, até a área de tecnologia”, afirma Fred.

Continua após a publicidade
Fred Gelli, um dos criadores do logo das Olimpíadas de 2016, fala sobre a carreira e o curso de Design

“A marca já nasceu compreendida pelas pessoas: o jeito carioca de abraçar, o Pão de Açúcar e as cores acolhedoras”, conta Fred sobre a idealização do logo. (Imagem: Divulgação)

Os primeiros contatos com o design

Fred se formou no começo da década de 1990, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Começou no curso de Design de Produto. Como a faculdade dava a opção de tirar também o diploma de Design Gráfico com mais um ano e meio de curso, o estudante continuou seus estudos para se aprofundar na área de criação. “O Design é uma coisa só na minha cabeça. É costurar conhecimento”, explica.

Continua após a publicidade

Fred acredita que o sucesso na carreira se deu graças a sua visão empreendedora na época de faculdade. “Pesquisando sobre ecodesign, comecei a fazer pastas, blocos e outros produtos de escritório com materiais reciclados e vendia para meus colegas”, relembra. Em parceria com um amigo, Fred deu os primeiros passos da Tátil. E foi um caminho tortuoso, porque todo o processo produtivo era feito por eles. “Não existiam fornecedores, nem máquinas para fabricarmos os produtos”, conta.

Por precisar tirar suas ideias do papel e coloca-las na prática, Fred aprendeu um dos preceitos que o norteia no design até hoje: “Não consigo criar algo sem visualizar o processo. Não adianta ter ideias mirabolantes se elas só ficam boas no papel”, dá a dica.

+ Testes

– Design de Games é o curso certo para mim?

– Será que Desenho Industrial é a carreira ideal para mim?

Continua após a publicidade

– Design Gráfico é a melhor escolha?

– Design de Interiores é a melhor opção?

O dia a dia de um designer

Além de ser professor do curso de Design da PUC-RJ, Fred também é diretor de criação geral de sua agência. Ele se dedica apenas a projetos especiais da Tátil. É responsável por pesquisar inovações e analisar novos produtos. Ele conta que um designer precisa ser versátil, pois a área de trabalho é muito ampla. “É uma profissão com muitas conexões, você precisa estar sempre bem informado e ter um grande conhecimento de cultura geral”, explica.

Se o designer for especializado na área gráfica, ele poderá trabalhar com projetos que vão desde a criação de uma vitrine de loja até repensar a identidade visual de uma revista. Já o designer de produto, outra especialização, é mais ligado à forma dos objetivos. Ele pode criar um frasco de um perfume ou até uma forma de embalar um produto que necessite de cuidados especiais.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Oportunidades no mercado de trabalho

Um dos caminhos que estão despontando no design é a área de sustentabilidade. A agência Tátil é exemplo disso. A empresa começou por esse caminho, que no começo da década de 1990 ainda dava seus primeiros passos na mentalidade do mercado. “Hoje o ramo da ecologia é muito complexo, é preciso muito estudo”, explica.

Fred comenta sobre a demanda do mercado por profissionais criativos e preocupados com o meio ambiente: “É preciso encontrar saídas para criações com baixo impacto ambiental e alto impacto sensorial”. Para ele, causar sensações é uma das funções do design, por isso a preocupação com a estética nunca é deixada de lado. “O produto não tem que ser ‘ecochato’. Tem que ser atraente”, finaliza.

Publicidade
Fred Gelli, um dos criadores do logo das Olimpíadas de 2016, fala sobre a carreira e o curso de Design
Fred Gelli, um dos criadores do logo das Olimpíadas de 2016, fala sobre a carreira e o curso de Design
Fred Gelli quase foi parar na Engenharia, mas desistiu do curso depois de três semanas de aula. Ele tinha o sonho de desenhar veleiros e acreditava que não conseguiria realizar isso em Engenharia Naval, pois o curso era muito mais voltado ao cálculo do que à arte. Para realizar seu sonho, Fred se voltou às […]

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.