Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Por dentro das profissões

Por Blog
Informações sobre profissões e carreiras para te ajudar a escolher aquela que tem mais a ver com você
Continua após publicidade

Conheça o novo curso de Bioinformática

Graduação reúne conhecimentos de biociências, informática e ciências exatas

Por Lisandra Matias
Atualizado em 5 jul 2018, 15h54 - Publicado em 5 jul 2018, 12h43
Conheça o novo curso de Bioinformática
(shulz/iStock)

Se você gosta de biológicas, mas também tem interesse por informática, saiba que agora já existe uma graduação que une essas duas áreas. É o curso superior de tecnologia em Bioinformática, que tem a duração de 5 semestres e começou a ser oferecido no início de 2018 pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG).

O bioinformata é o profissional que agrega conhecimentos das biociências, informática e ciências exatas para aquisição, gerenciamento, análise e prognóstico de dados médicos e biológicos (dados ou medidas coletados a partir de fontes biológicas como DNA, RNA, proteínas e enzimas). Ele também pode realizar consultorias (assessoria para definição e utilização de ferramentas de bioinformática e projetos) e programação (desenvolvimento de sistemas e scripts).

Trabalha em hospitais, clínicas, indústrias (farmacêutica, agropecuária, petroquímica etc) e laboratórios (biotecnologia, microbiologia, análises clínicas e de imagens), em aplicações em diversas áreas, como saúde, meio ambiente e agropecuária. A coordenadora do curso, professora Fabiana Alves, dá alguns exemplos da atuação do profissional.

“Na área da saúde, no caso de um prognóstico de câncer, o bioinformata analisa os dados do sequenciamento de DNA ou RNA extraídos da biópsia e verifica possíveis alterações gênicas significativas. Também analisa grandes bancos de dados (informações do tumor, estudos clínicos e outras informações sobre o assunto) utilizando os conhecimentos construídos sobre big data”, ela explica. “E utilizando inteligência artificial é possível criar algoritmos que auxiliam na escolha dos melhores tratamentos”, completa.

Continua após a publicidade

Na indústria farmacêutica, ele supervisiona e seleciona substâncias e moléculas, a partir de análises, para orientar a manipulação de componentes para o desenvolvimento de medicamentos.

Na área de meio ambiente e agropecuárua, atua para aumentar a qualidade e a produção de biocombustíveis, e no melhoramento genético da agricultura e da pecuária, evitando novas pragas e doenças nos cultivos e criações.

O que você vai estudar

O curso, de caráter multi e interdisciplinar, tem disciplinas como:

Continua após a publicidade

A graduação também prevê atividades extracurriculares, como participação em projetos de pesquisas, palestras, workshops e congresso. “Os alunos também têm a possibilidade de realizar intercâmbio nos Estados Unidos, em instituições parceiras”, lembra a professora Fabiana.

GE Profissões 2018

O Guia do Estudante Profissões 2018 traz todos os cursos superiores oferecidos no Brasil, com informações sobre a graduação, as áreas de atuação profisisonal e o mercado de trabalho. A edição também lista todas as instituições de ensino superior do país, com destaque para os melhores cursos de cada carreira! Compre aqui.

Publicidade

Publicidade
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Mundo do Trabalho
Qual a diferença entre Biomedicina e Medicina?
Só o médico pode prescrever medicamentos e realizar cirurgias; perfil do biomédico tem ênfase na pesquisa

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.