A Universidade de São Paulo (USP) tem um curso “secreto”, disponível apenas para quem já é aluno da instituição. Trata-se do curso de Ciências Moleculares, oferecido em período integral, na Cidade Universitária. Com um conteúdo multidisciplinar, ele forma pesquisadores nas diferentes áreas do conhecimento.
Qualquer aluno regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da USP pode concorrer às 25 vagas oferecidas anualmente, em geral, ao fim do primeiro semestre. É preciso passar por uma avaliação (prova de conhecimentos gerais) e uma entrevista (dinâmica de grupo).
Como é a graduação
Nos dois primeiros anos, o currículo é centrado em matemática, biologia, física, química e computação, a fim de garantir uma sólida formação nessas áreas. Ao fim desse período, o estudante escolhe um orientador, em geral um professor da universidade, que desenvolva pesquisa em uma área de seu interesse. Esse orientador acompanhará o aluno no desenvolvimento de seu próprio projeto científico e ajudará na formatação de um currículo totalmente personalizado, que pode ter disciplinas oferecidas por qualquer unidade da USP.
Embora não haja restrições – o curso já contou com alunos de Direito, História e Psicologia –, a maioria dos estudantes é da área de ciências, de cursos como Engenharia e Medicina.
Ao fazer a opção pelo curso, o aluno interrompe a graduação para a qual prestou vestibular, mas mantém sua vaga garantida por quatro anos. É possível, portanto, se formar em Ciências Moleculares e depois finalizar também a graduação original. Ou partir para uma pós-graduação.
Saiba mais sobre o curso de Ciências Moleculares aqui.