Você olha, olha e não consegue encontrar o melhor jeito de arrumar os móveis na sala. Na verdade, seu apartamento é um amontoado de referências. Talvez seja a hora de procurar um design de interiores. Este bacharel pode te ajudar a organizar melhor os ambientes.
Mas não é qualquer organização corriqueira, ele é especialista em materiais de revestimento e acabamento, bem como, um grande conhecedor de cores e distribuição de móveis e objetos. No seu dia a dia, atua em conjunto com arquitetos, marceneiros, pedreiros, pintores e eletricistas.
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Design de Interiores
O curso é recente no Brasil e a grade curricular é bastante semelhante a de Arquitetura e Urbanismo. Dentre as disciplinas específicas, estão técnicas de iluminação e de decoração. A duração media é de quatro anos. Veja abaixo quais áreas, o design de ambientes pode atuar.
// Desenho de móveis
Criar peças conforme as necessidades do cliente, adaptando-as ao espaço disponível.
// Decoração e paisagismo
Cuidar da colocação de móveis e acessórios em ambientes residenciais e comerciais internos. Em áreas externas, usar arte e técnica para projetar, organizar e embelezar espaços com plantas e jardins.
// Gerenciamento
Acompanhar a compra de móveis e acessórios, fazer orçamentos e contratar mão de obra.
// Projeto
Organizar ambientes de acordo com as necessidades do cliente. Elaborar plantas e maquetes, indicando o estilo, as cores e a disposição de móveis e objetos.