Carreira militar: os cursos que preparam para a Aeronáutica
São três opções - oficiais aviadores, oficiais intendentes e oficiais de infantaria - em regime de internato e com duração de quatro anos
Para integrar o quadro da Aeronáutica, é preciso ingressar em um dos três cursos da Academia da Força Aérea (AFA), instituição de Ensino Superior da Força Aérea Brasileira (FAB): oficiais aviadores, oficiais intendentes e oficiais de infantaria. Os formados nas três carreiras recebem dois diplomas: de bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública, e de bacharel em uma das especialidades.
Os cursos, em regime de internato, duram quatro anos. Os cadetes (alunos dos cursos de formação de oficiais) têm direito a um soldo (o salário do militar) de R$ 1.054 mensais do primeiro ao terceiro ano. No quarto ano, o soldo é de R$ 1.298. Os cadetes aviadores recebem um adicional por compensação orgânica (desgastes causados pelos treinamentos aéreos). Todos têm direito a fardamento, alojamento, alimentação e assistência médica. Depois da formatura, o cadete torna-se aspirante a oficial da Aeronáutica. Se optar por seguir a carreira, pode chegar a tenente-brigadeiro na área de aviação; a major-brigadeiro, na intendência; e a brigadeiro, na infantaria.
Curso de Oficiais Aviadores
Inclui matérias como manobras e acrobacias, navegação visual, navegação por instrumentos, voo noturno, inglês e espanhol (estas duas são disciplinas comuns dos três cursos). Depois de formado, o cadete aviador torna-se aspirante a oficial aviador, com diploma de bacharel em Ciências Aeronáuticas com habilitação em Aviação Militar (além de Administração), e opta por um dos tipos de aviação: caça, helicóptero (asas rotativas), transporte, patrulha e de reconhecimento. Após uma especialização de dez meses, está apto a pilotar a aeronave que escolheu.
Curso de Oficiais de Intendência
O cadete intendente forma-se bacharel em Ciências Logísticas com habilitação em Intendência da Aeronáutica (além de obter o diploma de Administração). Os intendentes desempenham funções relativas a licitações, finanças, material, subsistência, patrimônio e controle das organizações militares da Força Aérea e também das operações da FAB, prestando apoio ao combate. No fim do curso, os aspirantes realizam um estágio prático que contempla atividades relacionadas a saúde, finanças, controle interno e intendência operacional. Depois disso, o aspirante está pronto para desempenhar suas funções: prever, obter, estocar e distribuir materiais para a sustentação do pessoal e das unidades militares.
Curso de Oficiais de Infantaria
Forma o bacharel em Ciências Militares com habilitação em Infantaria Aeronáutica (além de Administração). É o único curso da AFA restrito ao sexo masculino. Capacita os cadetes infantes para desempenhar funções ligadas à segurança das unidades da Força Aérea em missões, com treinamento em regiões de terreno e clima adversos, como a Amazônia e áreas montanhosas. Também recebem instruções sobre armamento e tiro, táticas de combate terrestre, artilharia antiaérea, contraguerrilha, contraincêndio e defesa química, nuclear e biológica. No fim do curso, o aspirante realiza estágios em todas as áreas de segurança da organização.
Requisitos
A AFA aceita estudantes de ambos os sexos (exceto na Infantaria), desde que sejam brasileiros natos, estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares e não tenham sido, nos últimos cinco anos, responsabilizados por ato lesivo ao patrimônio público ou condenados em processo criminal transitado em julgado. É preciso ter entre 17 e 22 anos e ter concluído ou estar no último ano do Ensino Médio.
Parte das vagas para o primeiro ano do curso de formação de oficiais aviadores é destinada aos alunos egressos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG). Esse número varia conforme a necessidade operacional da Força Aérea Brasileira, mas costuma atender todos os interessados.
Processo seletivo
Consiste em uma prova com questões de português, redação, inglês, matemática e física, além de avaliação de saúde. O curso de Oficiais Aviadores tem um teste de aptidão.
Onde fica
AFA: Estrada de Aguaí, s/nº, Pirassununga (SP), tel. (19) 3565-7000, https://www.fab.mil.br/afa/
Epcar: R. Santos Dumont, 149, Barbacena (MG), tel. (32) 3339-4000, https://www.fab.mil.br/epcar/
Confira a hierarquia na Aeronáutica:
> Marechal do ar
> Tenente-brigadeiro do ar
> Major-brigadeiro do ar
> Brigadeiro
> Coronel
> Tenente-coronel
> Major
> Capitão
> Primeiro-tenente
> Segundo-tenente
> Aspirante
> Suboficial
> Primeiro-sargento
> Segundo-sargento
> Terceiro-sargento
> Cabo
> Taifeiro-Mor
> Soldado de 1a classe
> Taifeiro de 1a classe
> Soldado de 2a classe
> Taifeiro de 2a classe