Aviso aos navegantes, o psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Identifica, por meio de conhecimentos da psicologia e da antropologia, dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo.
Pézinho na água, o curso de Psicopedagogia tem ênfase em duas áreas: psicopedagogia clínica (em que o profissional atua em consultório sozinho ou em clínicas com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha com outros profissionais em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários).
>> Saiba mais sobre o curso e a carreira de Psicopedagogia
O tempo de duração do bacharelado é de quatro anos. Como saberes de várias áreas estão envolvidos, os alunos estudam, desde psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem até diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica. O estágio, nos anos finais da graduação, é obrigatório.
Prontos para o mergulho? Se você decidir adentrar a este mundo, poderá trabalhar escolas, hospitais, clínicas de psicologia e empresas, no treinamento de funcionários. Não ficou satisfeito? Quer mais? Veja a lista completa de áreas de atuação, está logo abaixo.
// O que você pode fazer
Área clínica
Prestar atendimento psicopedagógico em clínicas e consultórios, a fm de solucionar dificuldades de aprendizado.
Educação continuada
Auxiliar indivíduos que, por qualquer problema se veem afastados da escola.
Orientação pedagógica
Resolver questões ligadas a currículo, métodos de ensino e abordagens pessoais. Criar um plano de trabalho que facilite o aprendizado dos alunos.
Recursos humanos
Assessorar empresas, órgãos públicos e ONGs nos processos de aprendizagem dos funcionários.