6 cursos para quem gosta de Artes
Você é criativo, tem apurado senso estético e se interessa pela área de Artes, mas não curte as tradicionais opções em Artes Plásticas e Design? Então conheça aqui 6 opções diferentes:
Computação Gráfica
Curso novo no pedaço: a Universidade Fumec, em Belo Horizonte (MG), passou a oferecer um bacharelado em Computação Gráfica que faz a interface entre várias áreas, como audiovisual, modelagem, realidade aumentada, design e projetos arquitetônicos. O aluno recebe formação para atuar na produção de vídeos e efeitos visuais para TV, cinema, web e para uso na publicidade. Também poderá atuar na área de design de games fazendo a modelagem e animação de personagens ou se dedicar aos projetos para engenharia e arquitetura, como a construção de maquetes digitais.
Matérias que você vai estudar: processamento digital de imagens, modelagem de cenários, teoria e técnicas de animação, pintura tradicional e digital, escultura, captura de movimento, realidade virtual e realidade aumentada.
Quem oferece: Universidade Fumec (MG).
Preservar edifícios, objetos e obras artísticas é a principal tarefa desse profissional. Ele sabe reconhecer o valor histórico de manuscritos, fotografias, pinturas, esculturas, monumentos, livros e documentos. Define as condições do ambiente em que as obras devem ser mantidas, como temperatura e umidade, e providencia os reparos necessários, empregando tecnologias, técnicas e materiais que não alterem suas características. O conservador-restaurador pode trabalhar em órgãos oficiais do patrimônio histórico e artístico, em museus, igrejas, galerias de arte e bibliotecas.
Matérias que você vai estudar: história das artes plásticas no Brasil e no mundo, conservação preventiva, conservação e restauração de papel, de madeira e de pintura, memória e patrimônio.
Quem oferece: UFMG, UFPel, UFRJ (bacharelados); IFMG e FTSG (RS) (tecnológicos – cursos com perfil mais prático e de curta duração – 2,5 a 3 anos).
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes, bem como as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Domina técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem possível do objeto fotografado, de uma pessoa ou paisagem. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema, em agências de publicidade ou como autônomo.
Matérias que você vai estudar: poética da imagem, história da fotografia, crítica e curadoria em fotografia, iluminação, fotografia publicitária, fotojornalismo, teorias da comunicação e processos midiáticos, linguagem fotográfica.
Quem oferece: Aeso (PE) e Senac-SP (bacharelados). Mais de 30 instituições têm o curso tecnológico, entre elas Belas Artes (SP), Ceunsp (SP), Esamc Campinas (SP), Estácio (RJ), Feevale (RS), Fiam-Faam Centro Universitário (SP), UniBH, Unicap (PE), Unip (SP), Univali (SC), UTP (PR), UVV (ES).
Esse profissional pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. Define as obras e os artistas que participarão de uma mostra e faz a concepção e a supervisão da exposição. Em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte, planeja ações como visitação pública e conservação do patrimônio e cuida da administração do estabelecimento. Também pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.
Matérias que você vai estuar: filosofia, antropologia, estética, crítica de arte, mercado de arte, história das artes visuais, do cinema e do design, arte comparada, arte e política.
Quem oferece: PUC-SP, Uerj, UFRGS, UFRJ, UnB e Unifesp.
Teste: História da Arte é o curso certo para mim?
Este profissional cria e comercializa peças de roupa, joias, cintos, bolsas e calçados, preocupando-se com os estilos e tendências da moda. As principais áreas de atuação para quem faz Moda são estilismo (criação de peça, e acessórios), modelagem (transpor para moldes os desenhos dos estilistas, desenvolvendo modelos-piloto para orientar a produção), negócios (atuar como gestor na cadeia de produção, distribuição, divulgação e comercialização da moda e desenvolver estratégias de negócios e marketing) e produção (organizar desfiles, catálogos, editoriais de revistas e campanhas publicitárias).
Matérias que você vai estudar: cultura da moda e criação, desenho e estilismo, administração, gestão de processos produtivos, tecnologia do vestuário, mercadologia, estúdio de moda e imagem, construção da imagem da marca.
Quem oferece: mais de 160 instituições, em todo o país (use a busca do site para localizar as faculdades)
Produção de Música Eletrônica
A Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo (SP), além do curso de Produção Musical, oferece Produção de Música Eletrônica, que forma o DJ profissional. Ele cria e grava jingles e trilhas sonoras e seleciona repertório para filmes, comerciais, vinhetas de TV, sites de internet e jogos virtuais. Por meio de técnicas de manipulação de áudio, esse tecnólogo compõe, arranja e grava peças musicais no computador, com softwares que simulam os instrumentos musicais reais. No Belas Artes, em São Paulo, o curso de Produção Fonográfica (música, tecnología e inovação), cuja primeira turma deve concluir a graduação em 2016, tem um de seus quatro módulos dedicado ao tema.
Matérias que você vai estudar: história e linguagem da música eletrônica, música digital, teoria musical, técnicas de discotecagem, tecnologia midi, trilha sonora, gestão de projetos musicais.
Quem oferece: Universidade Anhembi Morumbi (SP) e Belas Artes (SP).