Marketing é o conjunto de conhecimentos necessários para estimular a venda de produtos e serviços, detectando e aproveitando as oportunidades de mercado, com o objetivo de satisfazer o cliente e obter retorno para determinada marca, empresa ou pessoa.
O mercado de trabalho continua em alta para essa carreira, já que cada vez mais empresas criam departamentos específicos para cuidar de marketing e, cada vez mais, precisam se diferenciar diante da concorrência.
Confira algumas das carreiras que o bacharel na área pode seguir:
– Comunicação corporativa: realizar ações e material de comunicação voltados para o público interno da empresa;
– Consultoria: prestar assessoria a empresas para promover o lançamento de produtos;
– Desenvolvimento e inovação de produtos: identificar as necessidades dos consumidores e convertê-las em ofertas, produtos ou serviços que os satisfaçam. Renovar um produto já existente no mercado;
– Gerência de produto: planejar as estratégias de venda de um produto desde que é lançado até sua chegada ao mercado;
– Merchandising: planejar a inserção publicitária dentro do conteúdo de veículos de comunicação e administrar os resultados da ação;
– Pesquisa: obter dados, como renda, escolaridade e hábitos de consumo, que possibilitem conhecer o mercado antes do lançamento de um produto. Avaliar o impacto da chegada desse produto ao consumidor.