O nome é complicado, mas não tem muito mistério. O curso de Psicopedagogia investiga processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Os estudantes são capacitados a identificar as dificuldades e transtornos que interferem na assimilação de conteúdos, sejam eles escolares ou não.
>> Veja outras informações na página especial do curso no GUIA DO ESTUDANTE
O curso, com duração de quatro anos, tem duas ênfases: psicopedagogia clínica — área em que o profissional atua em consultório sozinho ou em clínicas com equipes multidisciplinares — e psicopedagogia institucional — área em que o psicopedagogo trabalha com outros profissionais em escolas, ONGs, hospitais e consultórios.
Independentemente da ênfase escolhida, você precisa ter consciência de que é um curso interdisciplinar, composto de matérias teóricas, como: psicologia do desenvolvimento humano, e exercícios práticos, como: diagnóstico e intervenção. O estágio, no semestres finais da graduação, é obrigatório.
E depois da faculdade? O psicopedagogo pode atuar em vários lugares. Tradicionalmente, os postos de trabalho estão em escolas, hospitais e clínicas de psicologia. Porém, há chances em empresas, no treinamento de funcionários. Por fim, se preferir, você pode trabalhar em equipes multidisciplinares nas varas de família e infância.
Ficou interessado? Poucas faculdades oferecem a carreira: apenas a Universidade Fundação Instituto de Ensino para Osasco (UNIFIEO), cujo curso recebeu quatro estrelas na avaliação do Guia do Estudante, e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sem avaliação.