O ranking anual da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) elegeu, para 2018, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, como a melhor universidade do mundo. No top 10, cinco universidades são norte-americanas: além do MIT, estão também, em ordem, Stanford, Harvard, California Institute of Technology (Caltech) e Universidade de Chicago. Acesse aqui o ranking completo.
O MIT lidera a lista desde 2015. No top 10, as britânicas ocupam quatro posições, lideradas pela Universidade de Cambridge.
São 22 brasileiras na lista, sendo a primeira a Universidade de São Paulo (USP), que ocupa a posição 121 – uma abaixo da que ocupava no ano passado. Em seguida, vem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 182°, e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 311°.
O levantamento, considerado um dos mais prestigiados do mundo, foi feito com base em sete indicadores de qualidade: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção professor/aluno, citações por artigo científico, quantidade de docentes com doutorado e presença da instituição na internet.
Veja o top 10 mundial:
1. Massachusetts Institute of Technology (MIT) – EUA
2. Stanford University – EUA
3. Harvard University – EUA
4. California Institute of Technology (Caltech) – EUA
5. University of Cambridge – Reino Unido
6. University of Oxford – Reino Unido
7.University College London (UCL) – Reino Unido
8. Imperial College London – Reino Unido
9. University of Chicago – EUA
10. ETH Zurich / Swiss Federal Institute of Technology – Suíça