Secretariado, ou Secretariado Executivo, é o conjunto de atividades empregadas na assessoria de empresas e em outras organizações públicas ou privadas, no que diz respeito a planejamento, organização e rotina de trabalho.
O secretário executivo é o assessor imediato de diretores e gerentes de uma organização. Ele controla os arquivos, as informações que chegam via correio, internet, fax ou telefone e cuida da agenda do chefe, tomando as providências necessárias para que as decisões de seu superior sejam executadas com rapidez.
Os cursos de bacharelado fornecem ao aluno conhecimentos para que ele seja capaz de assessorar executivos de empresas de qualquer porte, com capacidade de liderança, autonomia e senso de organização.
A formação básica inclui responsabilidade social, finanças e contabilidade. A parte humanística também é grande, e as principais matérias são artes, cultura e cidadania, relações humanas e ética profissional. A formação em língua estrangeira, principalmente o inglês, é o destaque. Há ainda disciplinas específicas, como redação empresarial, protocolo e etiqueta.
O estágio supervisionado é obrigatório, e a maioria das escolas pede um trabalho de conclusão de curso.
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Faculdade | Estrelas |
(PE) Recife – UFPE | ★★★★★ |
(PR) Londrina – UEL | ★★★★★ |
(PR) Toledo – Unioeste | ★★★★★ |
(RS) Passo Fundo – UPF | ★★★★★ |
(SP) São Bernardo do Campo – Metodista | ★★★★★ |
*Dados do Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013