Psicopedagogia é a área de estudo dos processos e das dificuldades de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. O psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola. Para isso, faz uso de conhecimentos da pedagogia, da psicanálise, da psicologia e da antropologia.
Esse profissional analisa o comportamento do aluno, observando como ele aprende, promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar. Além de trabalhar em escolas, pode atuar em hospitais, auxiliando os pacientes a manter contato com os conteúdos escolares. Pode trabalhar também em centros comunitários ou em consultório, orientando estudantes e seus familiares no processo de aprendizagem.
O currículo dos cursos de Psicopedagogia possui ênfase em duas áreas: psicopedagogia clínica (em que o profissional atua em consultório sozinho ou em clínicas com equipes multidisciplinares) e psicopedagogia institucional (em que o psicopedagogo trabalha com outros profissionais em escolas, ONGs, hospitais e centros comunitários).
É um curso marcadamente interdisciplinar, composto de disciplinas teóricas, como psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, e práticas, como diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional.
Gostou? O melhor curso do Brasil, avaliado com quatro estrelas pelo Guia do Estudante Profissões Vestibular 2013, é o curso da Unisalle, em Canoas, Rio Grande do Sul.