Curso de Pedagogia da UFRN forma profissionais capazes de gerir e lecionar na área da educação
(Imagem: Thinkstock)
Hoje vamos falar sobre o curso de Pedagogia. Em um primeiro momento, o que te vem à cabeça? Crianças? Acertei? Apesar de trabalhar com a educação infantil e essa ser sua área de atuação profissional mais conhecida, o pedagogo também pode desenvolver carreira na gestão de professores no ambiente escolar e até mesmo em hospitais, empresas ou ONGs. Assim, a profissão pode ser legal tanto pra quem gosta de crianças e pensa em lecionar, quanto pra quem se interessa por gestão e relações interpessoais! Se você quer saber mais sobre Pedagogia, a graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) pode ser uma boa pedida.
A cada ano, 100 novos alunos ingressam no curso de Pedagogia da UFRN oferecido no campus de Natal, sendo 50 vagas para a turma da tarde e a outra metade para o noturno. A graduação, que tem duração mínima de 4 anos no vespertino e 5 anos no turno da noite, é oferecida também em modalidade à distância na capital e em caráter presencial no campus de Caicó, no interior do estado. Ao longo do curso, os alunos estarão em contato com matérias como Fundamentos Psicológicos da Educação, Práticas Pedagógicas Integradas, Políticas Públicas e Gestão da Educação, Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação, além das disciplinas específicas de cada conteúdo, como Ensino de História e Ensino de Matemática.
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Atuação
O estudante do sétimo período Yuri Silva conta que ingressou em Pedagogia pensando em ser professor e que, dentro da universidade, descobriu o campo de educomunicação – caracterizado pelo uso de técnicas e de veículos de comunicação, como rádio, televisão, jornal e internet aplicado a fins educacionais –, no qual atua e desenvolve pesquisas na UFRN. Já Andressa Barbosa, também do sétimo semestre, conta que sua experiência anterior com educação infantil em uma ONG e em sua igreja foi o que a fez optar por Pedagogia. “Ao chegar na graduação foi amor à primeira vista! Mas, ao contrário do que muitos pensam, gostar ou não de crianças não é o fator primordial do curso”, diz.
Andressa revela que o contato com a prática profissional durante o estágio em educação infantil e também no 1º ano do ensino fundamental foi decisivo para que ela confirmasse seu interesse em trabalhar com crianças. “As escolas em Natal são bastante receptivas com os estagiários. Minhas experiências foram bastante proveitosas e, apesar do pouco tempo que nos é disponibilizado para realizar o estágio, somente um dia por semana, durante um semestre, foram cruciais para decidir em que área eu gostaria de atuar”, explica.
Em um ambiente escolar, o pedagogo pode seguir carreira tanto com o ensino e supervisão de estudantes quanto com formação continuada e coordenação dos professores. Andressa destaca que, ao longo do curso da UFRN, o aluno é direcionado a trabalhar com pessoas na maior parte do tempo. “Grande parcela das nossas atividades curriculares são realizadas em grupo”, diz a estudante, ao reforçar que o trabalho em grupo é uma das características primordiais de um profissional do processo educativo. Gerir uma equipe de professores e profissionais da educação também não é tarefa fácil, como explica o aluno do quarto período, William Cosme. “Estar em contato com gestão tanto de uma empresa quanto de uma escola requer objetivos e pessoas que comunguem dessas ideias norteadoras. É uma relação de consenso e conquista constante”, lembra.
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Vida de universitário
William conta que a grade curricular do curso é densa e requer bastante estudo. “O turno vespertino, por exemplo, possui praticamente sete disciplinas por semestre e há muitas matérias que requerem leituras de textos constantes”. No entanto, o estudante reforça que é possível, sim, se divertir mesmo com uma carga horária extensa.
“Os estudantes de Pedagogia são caseiros, mas bastante festeiros! Há a tradição de termos festas em todos os períodos do curso”, diz William. Além das festas, os alunos da UFRN também se preparam semestralmente para a semana de recepção dos calouros. “Na semana nós tentamos fazer com que o pessoal do segundo período também entre em contato com a turma dos calouros para se auxiliarem, já que passam por situações bem próximas por serem novos ainda no curso de Pedagogia”, explica o estudante do sexto semestre Rafael Martins. Ele lembra que durante a semana são feitas atividades e dinâmicas de interação com os novos estudantes, além de um lanche coletivo.
Além disso, o ambiente universitário proporciona aos alunos a oportunidade de se dedicar a atividades extracurriculares, como projetos de extensão e à participação no centro acadêmico. A UFRN oferece, por exemplo, um projeto de extensão, para alunos de todos os cursos, chamado Trilhas Potiguares. Nele, os estudantes desenvolvem ações voluntárias em áreas como educação, saúde, turismo, produção rural, cultura e recreação em municípios do Rio Grande do Norte com até 15 mil habitantes. Yuri lembra que participou de uma edição do projeto em Alexandria (RN), em que foi responsável pelas demandas da área de educação. “Foi uma experiência incrível! Ministrei quatro oficinas, ao longo de uma semana, e pude ter contato com todos os públicos possíveis da minha área, atuando desde a educação inclusiva até preparação psicopedagógica para concursos e ENEM”, conta.