Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês

Melhores faculdades

Por Blog
Tudo sobre os cursos das melhores instituições de ensino superior do país e do mundo
Continua após publicidade

Cinco estrelas: conheça o curso de Farmácia da UFAM

(Imagem: iStock) Se Química é uma das suas matérias favoritas, você já deve ter pesquisado sobre a graduação em Farmácia, certo? O curso da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um dos melhores do país e recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante. Por isso, hoje vamos conhecer um pouco a rotina dos […]

Por Malú Damázio
Atualizado em 24 fev 2017, 15h12 - Publicado em 11 mar 2016, 17h46

Cinco estrelas: conheça o curso de Farmácia da UFAM

(Imagem: iStock)

Se Química é uma das suas matérias favoritas, você já deve ter pesquisado sobre a graduação em Farmácia, certo? O curso da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é um dos melhores do país e recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia do Estudante. Por isso, hoje vamos conhecer um pouco a rotina dos estudantes da instituição e entender melhor a carreira.

A produção de medicamentos e vacinas em grandes indústrias é uma das funções mais claramente associadas ao farmacêutico e, provavelmente, já deve ter te encantado. Talvez você também já tenha descoberto que o campo dos cosméticos concentra muitos profissionais da área. O que muita gente não sabe é que a carreira tem outras duas grandes vertentes de atuação: análises clínicas e ciência dos alimentos.

Pois é, Farmácia também está ligada à comida! O farmacêutico pode realizar testes de controle de qualidade em alimentos, para identificar, por exemplo, a presença e a quantidade dos ingredientes utilizados. Além disso, em análises clínicas, ele estuda a composição de substâncias encontradas em amostras toxicológicas e laboratoriais.

Estrutura do curso

“O curso da UFAM é ligeiramente focado nas análises clínicas, mas somos formados generalistas, ou seja, estudamos todas as três grandes áreas da Farmácia: Medicamentos, Alimentos e Análises Clínicas”, conta Luiz Garutti, do décimo período. O estudante explica que o campo de manipulação de medicamentos é o “carro chefe” da carreira porque essa é uma função exclusiva de farmacêuticos.

Continua após a publicidade

Marcos Gurgel Rodrigues, do sétimo semestre, lembra que entrou na graduação da UFAM sem saber que os profissionais formados também poderiam trabalhar na área alimentícia: “fui vendo como a ciência dos alimentos está presente durante nossa formação”. Através de testes químicos, físicos e microbiológicos, os profissionais garantem que o alimento esteja seguro para o consumidor, apresente todas as substâncias descritas e possua as características desejadas pelo fabricante.

Então, se você quer estudar Farmácia, é bom se preparar para ver muitas disciplinas de Química, Matemática e Biologia! Luiz lembra que as aulas de Matemática Aplicada foram as que mais o surpreenderam. “Quando entramos no curso estamos acostumados com a matéria do ensino médio, mas os conceitos necessários em nível universitário são bem mais aplicados e complexos. Vimos diversas novidades!”

Ao longo da graduação, os alunos passam por disciplinas como Farmacobotânica, Genética Molecular, Bioquímica, Imunologia, Cosmetologia, Tecnologia de Alimentos e Nutrição para Farmácia. O curso tem duração mínima de 5 anos e meio, é integral e oferecido nos campi de Manaus e Itacoatiara. Entram, anualmente, 42 alunos na carreira, sendo metade selecionada pelo Enem e outros 21 por processo seriado da própria UFAM.

Mão na massa!

Continua após a publicidade

Além das matérias teóricas, os estudantes também descobrem como realizar processos farmacêuticos em práticas laboratoriais. “Aprendemos a manipular medicamentos como cápsulas, comprimidos, xaropes, pomadas, e a realizar exames bioquímicos de glicose, proteínas, lipídeos. Vemos como executar técnicas para o diagnóstico molecular de doenças adquiridas geneticamente e também como determinar o uso de qualquer tipo de substância psicoativa através de diversas análises toxicológicas”, explica Lorena Sampaio, estudante do décimo período.

As aulas contam com a ajuda de monitores – alunos da graduação que já passaram pela disciplina. “É uma iniciativa muito boa para os estudantes adquirirem experiência na área que possuem mais afinidade”, destaca Marcos.

Cinco estrelas: conheça o curso de Farmácia da UFAM

(Imagem: iStock)

O curso prevê estágio curricular nas três áreas de atuação do farmacêutico. Assim, os estudantes estagiam fora da universidade em farmácias ambulatoriais e hospitalares das redes pública e privada, em institutos de saúde e em laboratórios clínicos.

Continua após a publicidade

A graduação da UFAM ainda não tem farmácia própria. Por isso, os alunos cumprem estágio na farmácia do próprio hospital universitário. Luiz trabalha na instituição e também já passou por experiências profissionais na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), e na dispensação da Atenção Básica, no SUS. “Os estágios são oportunidades para compararmos a teoria com a prática e ver em que podemos melhorar. Podemos também praticar a convivência com outros profissionais e o ambiente de trabalho”, diz.

Vida de universitário

Além dos estágios, é possível conhecer melhor o campo farmacêutico através de experiências universitárias extraclasse, como pesquisa e extensão. Marcos conta que já fez iniciação científica na área de química de produtos naturais e agora estuda infecções fúngicas.

Junto com Lorena e Luiz, o aluno faz parte do Programa de Educação Tutorial. No projeto, os estudantes realizam palestras, dinâmicas, seminários e exibições de filmes sobre temas da Farmácia. “Podemos conversar com pessoas de fora do mundo acadêmico sobre diversos temas, como doenças sexualmente transmissíveis ou doenças parasitárias”, explica Marcos.

Continua após a publicidade

Em uma das atividades, o grupo, orientado por um professor, viajou até Açutuba, uma comunidade no interior do Amazonas. “Apresentamos noções de higiene e saúde para crianças, ensinamos sobre a lavagem das mãos, sobre a pirâmide alimentar, e ainda fizemos um teatro sobre os perigos da dengue”, lembra Luiz.

Um dos pontos positivos de se estudar em um curso cinco estrelas, como o da UFAM, é a possibilidade de realizar intercâmbios. Marcos estudou por um ano na Universidade de Drebcen, na Hungria, pelo Ciência sem Fronteiras. Lá, ele estagiou em dois laboratórios: o de química medicinal e o de bioquímica. “Fui orientado por professores de lá em inglês, então, ao mesmo tempo em que praticava e aprendia coisas novas, eu podia exercitar minha comunicação em outro idioma, o que é muito importante no curso de Farmácia.”

____________

E aí, conseguiu se apaixonar pela Farmácia? 😉

Publicidade

Publicidade
Cinema: conheça os melhores cursos do Brasil
Mundo do Trabalho
Cinema: conheça os melhores cursos do Brasil
Curso prevê atuação na montagem, roteiro e direção de produções audiovisuais. Veja onde estudar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.