5 estrelas: Engenharia Agrícola na UFCG
*por Lisandra Matias
Num país com grande vocação para o campo, como o Brasil, sempre há carência de bons profissionais formados nas carreiras agrárias. E a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, dá sua contribuição. O curso de Engenharia Agrícola é um dos melhores do país, avaliado com 5 estrelas pelo GUIA DO ESTUDANTE.
Aberto em 1977, ele é mais antigo do que a própria instituição, uma vez que sua origem está ligada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da qual a UFCG se originou, em 2002. O bacharelado tem duração de quatro anos e 50 vagas são abertas semestralmente.
Foto: Thinkstock
Professores e pesquisa
Um dos diferenciais do curso é a qualificação dos professores. Segundo o coordenador Luciano Saboya, todos os professores que ministram disciplinas associadas diretamente à Engenharia Agrícola são doutores. A força da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), com três linhas de pesquisa – Concentração em Irrigação e Drenagem, Processamento e Armazenamento e Construções Rurais e Ambientais – é outro atrativo. As pesquisas feitas lá acabam repercutindo em todo o curso e, muitas vezes, envolvem estudantes de graduação.
Infraestrutura e prática
Em relação às instalações físicas, o curso conta com seis laboratórios para práticas de instrumentações e máquinas nas áreas de construções rurais e ambiência, armazenamento e processamento de produtos agrícolas, irrigação e salinidade, sensoriamento remoto, engenharia de irrigação e drenagem.
Os alunos também se beneficiam da proximidade da universidade com o setor extrativista e com órgãos de pesquisa do setor agrícola, como a Embrapa Algodão, localizada em Campina Grande. Isso amplia as possibilidades de emprego para os graduandos e abre oportunidade de envolvimento em pesquisas.