Eu sei, é uma pergunta difícil.
Temos a impressão de que um estudante equilibrado dá conta de tudo, mas só é possível dominar todo o conteúdo depois de anos de cursinho.
Pense comigo: com 3 horas semanais, você se tornaria um expert em Filosofia e Sociologia. Mas como seria em Matemática? Em Física ou Química? Mal daria pra acompanhar as aulas.
Quem quer evoluir rápido no que importa, precisa priorizar matérias. Esse é o conceito da fila.
São como os patinhos atrás da mamãe.
Por que criar uma fila de matérias?
1. Enfatiza matérias que aumentam sua nota final
Ao dedicar mais tempo para matérias que aumentam sua nota final, como Matemática, você evolui mais rápido e passa a acertar mais.
Por exemplo, as universidades que atribuem o mesmo peso para todas as provas do Enem, como é o caso da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Isso significa que a prova de Matemática, que traz 45 questões, vale três vezes a nota de Física, Química e Biologia – já que estas três disciplinas estão agrupadas em uma única prova do Enem com 45 questões. Não faria sentido, portanto, estudar Matemática e Física por igual.
2. Você fortalece o pré-requisito primeiro
A receita para aprender Física com mais facilidade é ter uma base em Matemática. Quer um exemplo? Não é possível resolver questões de cinemática sem saber aritmética, função afim, quadrática, e até mesmo y do vértice – todos conteúdos de Matemática. Idem para físico-química.
Portanto, ao fortalecer Matemática, você terá mais facilidade ao estudar outras disciplinas de exatas.
O mesmo acontece em humanas: ter base em História o ajudará em Filosofia e Sociologia.
3. Você não precisa estudar 15h por dia
Quando você estuda do jeito tradicional, com todas as matérias de uma vez, logo percebe que precisa do dia inteiro para ver alguma evolução. Aliás, mesmo com o dia inteiro, ainda parece que você sempre fica pra trás.
Essa sensação é reduzida ao seguir uma fila, porque a sua energia está concentrada em evoluir em poucas matérias de uma vez.
4. Melhor horário para melhor matéria
Finalmente, você consegue deixar sua matéria principal naquele momento em que os astros se alinham e você tem mais concentração e energia pra quebrar a cabeça. Esse costuma ser o primeiro horário do dia.
Depois de uns meses, você pode refazer sua fila priorizando outras matérias. Com o tempo, verá o progresso e passará a acertar mais questões nas provas.
Esse é o primeiro F do Método 4F do Sniper de Questões: Fila, Fases, Fórmula, Fluxo. Com essa estratégia de estudo, cada degrau da preparação vai se tornando mais fácil de subir.
Susane Ribeiro foi aprovada em engenharia aeronáutica no ITA, em medicina na USP e na Unicamp e criou o Método Sniper de Questões. Ela tem um canal no YouTube onde dá dicas para estudar melhor e manter a motivação.