Quando pensamos em leituras obrigatórias da escola, nem sempre as opções enchem os olhos e dão vontade de mergulhar no cobertor, absorvendo todo o universo que a trama aborda. Por outro lado, muitos dos livros que nos são indicados acabam despertam o gosto pela leitura. Esse é o caso do livro “O Diário de Anne Frank”.
Em um levantamento realizado com 150 mil estudantes da rede pública de São Paulo – incluindo os ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos ) – que indicava os livros preferidos dos estudantes, a obra escrita pela jovem judia Anne Frank, refugiada com sua família na Segunda Guerra Mundial em um porão na casa de amigos na Holanda, ficou no topo do pódio.
Autobiográfico, o relato da adolescente de 15 anos conta as suas aventuras no anexo secreto que ocupava em Amsterdã, capital holandesa, atrás do escritório de um amigo da família. Após dois anos confinada com seu pai, mãe, irmã e outros companheiros, uma denúncia anônima fez com que os fugitivos fossem descobertos e, com exceção de Otto Frank (pai de Anne), acabassem mortos no Holocausto.
A pesquisa foi realizada online, pelo site do Portal da Educação. Os estudantes puderam escolher o livro que mais gostam em um lista de 50 obras de diversas nacionalidades e gêneros. Logo após Anne Frank, o livro que mais agradou os estudantes foi “O Saci”, de Monteiro Lobato. O terceiro lugar do ranking ficou com “O meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos.
Estes livros costumam ser utilizados em aulas de Redação, Português ou em atividades extraclasse. Confira a lista completa divulgada pela Secretaria de Educação de São Paulo:
1.“O diário de Anne Frank”, autobiográfico
2.“O saci”, de Monteiro Lobato
3.“O meu pé de laranja lima”, de José Mauro de Vasconcelos
4.“A droga da obediência”, de Pedro Bandeira
5.“As Aventuras de Pedro Malasartes”, de Hernani Donato
6.“O poço do visconde”, de Monteiro Lobato
7.“A invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick
8.“Dom Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes
9.“Nova reunião: 23 livros de poesia”, de Carlos Drummond de Andrade
10.“O menino poeta”, de Henriqueta Lisboa
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.