“Xicrinha” ou “xicarazinha”: qual o certo?
Não tenha mais dúvida na hora de pedir uma pequena xícara de café
Depois de algumas horas de estudo você decidiu fazer uma pausa para tomar café e recuperar as energias. Mas, para não perder o sono mais tarde, vai tomar apenas uma… xicrinha ou xicarazinha?
Bom, para dizer que você vai tomar apenas uma pequena xícara de café, não pense muito: as duas formas estão corretas! “Xicrinha” é a maneira popular de dizer a palavra, mas que, consagrada pelo uso, foi dicionarizada.
No entanto, ela foge da norma gramatical para diminutivos, e por isso é uma exceção que não deve ser levada em consideração na hora de diminuir outras palavras. No dicionário Aurélio, a palavra “xicrinha” é exemplificada a partir de um texto de Cecília Meireles: “Serviam café numas xicrinhas de beiço lascado”.
+ “A dó” ou “o dó”: qual é o certo?
Regra dos diminutivos
É comum ficar em dúvida se o correto é usar o sufixo “-inho” ou “-zinho” no final das palavras. Para não se confundir mais, o sufixo “-inho” deve ser usado para as palavras terminadas por “s” ou “z”, como lápis que se torna lapisinho, e rapaz que se torna rapazinho. Já o sufixo “-zinho” é usado nas palavras terminadas por vogal tônica, nasal ou ditongo como café, se tornando cafezinho.
Ou seja, as palavras que tem seu diminutivo escrito com “s”, originalmente tinham sua grafia escrita com “s” – como em “casa” que se torna “casinha”. Aquelas que não contavam com o “s”, são diminuídas com o sufixo “-zinho”, que é uma alomorfia, a mudança de forma da palavra.
Exemplos:
- Meus olhos estão cansados, vou tirar uma pausa para tomar um cafezinho. (café)
- Ele não é um “japonesinho” porque nasceu no Brasil. (japonês)
- É necessário que todos os recém nascidos façam o teste do pezinho. (pé)
- Preciso comprar uma casinha de cachorro porque ontem resgatei um filhote na rua. (casa)
+ “Por causa de” ou “por conta de”: qual é o certo?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.