“Sessão”, “seção” ou “cessão”: qual é o certo?
A pronúncia é sempre a mesma. Mas os significados - e seus usos - variam muito.
Eis aí uma dúvida que tira o sono de muita gente. Pudera, além de “sessão” e “seção”, os estudantes ainda sofrem com mais uma opção que tem o mesmo som: “cessão”. As três palavras estão corretas e existem no dicionário, mas cada uma delas tem um uso diferente.
Veja quando usar cada uma das versões!
SESSÃO
Vem do latim: sessione, que é a ‘ação de assentar-se, assento, cadeira’. Essa é uma boa dica para lembrar quando usar a versão com SS. Vale usar a palavra quando estiver relacionado a um evento ou local em que as pessoas irão se sentar como, por exemplo, em uma sessão de cinema. Outros exemplos: “A sessão plenária foi cancelada pela Assembleia”, “Sua sessão online irá terminar em 30 minutos” e por aí vai…
+ Quando usar “por que”, “porque”, “porquê” ou “por quê”?
SEÇÃO
Também tem origem latina, da palavra sectione, que significa a ‘ação de separar cortando, corte’. Portanto, tem o sentido de divisão, subdivisão ou porção. Você deve usar essa forma quando se referir, por exemplo, a um departamento: “Estou indo à seção de higiene pessoal do supermercado”, ou em outras situações em que é necessário especificar uma parte de um todo: “A seção de esportes (a parte do jornal) falava bem da Seleção Brasileira”.
+ “A partir de” ou “à partir de”?
CESSÃO
A outra versão da palavra, que começa com C e tem SS, deriva do latim cessione, que é a ‘ação de ceder, cessão, transferência’. Fácil, né? Exemplos de uso: “O jogador negocia a cessão de sua imagem para a publicidade” ou “O valor anual da cessão de energia é alto para pequenas empresas”.
Mas, calma! O texto ainda não acabou! 😀
E, por fim, a versão SECÇÃO, que está em desuso (tem o mesmo significado de “seção”), mas que ainda é vista por aí, principalmente em matemática.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.