Você ficou responsável por comprar um guarda-chuva para cada membro da sua família, daí veio a dúvida: qual o plural deste objeto que protege da chuva? Como você pediria várias unidades dele em uma loja? Antes que você substitua a frase por “sombrinha” para facilitar a conjugação, leia esse texto.
O plural de guarda-chuva é guarda-chuvas. Este é um substantivo composto, em que é flexionado apenas o segundo elemento da palavra. Formada pela composição por justaposição, é a junção de guarda + chuva. “Guarda” é uma forma verbal e “chuva” é um substantivo.
Abaixo, entenda como funcionam as regras de flexão para o plural de palavras compostas.
+ Saiba a forma certa de fazer o plural de adjetivos compostos
Flexionando palavras compostas
A regra muda conforme a composição da palavra. Observe:
- Pode ocorrer a flexão dos dois elementos que formam a palavra, como é o caso de “cirurgião-dentista” que são dois substantivos, e no plural fica “cirurgiões-dentistas”.
- Há a flexão apenas do primeiro elemento que forma a palavra, como no caso de “arco-íris”, que é formada por dois substantivos onde o primeiro elemento é determinante do segundo. No plural, fica “arcos-íris”.
- Também há a flexão apenas do segundo elemento que forma a palavra, quando são substantivos compostos por sufixos. É o caso de “recém-nascido”, por exemplo, que se torna “recém-nascidos”. Em caso de palavras compostas formadas por verbo + substantivo, apenas o último elemento é levado ao plural também, como “guarda-chuva”, que se torna “guarda-chuvas”.
Por fim, há a não flexão dos elementos, onde os dois números gramaticais da língua portuguesa, o plural e o singular, permanecem iguais.
+ Aprenda de vez o plural de nomes compostos
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.