Qual o diminutivo de colher: colherzinha ou colherinha?
Um jeito é mais formal do que o outro! Venha descobrir quando usar

Quem nunca se viu diante do dilema de comer mais uma colher de doce, e então foi arrebatado por uma segunda dúvida: o correto é dizer que vai comer só mais uma “colherinha” ou “colherzinha”? Da próxima vez, renda-se à tentação, mas faça isso com o português na ponta da língua!
Caso queira seguir a norma culta, reconhecida pelo VOLP – o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras – diga “colherinha”. Essa é a única forma registrada no dicionário mais importante da nossa língua.
Então dizer “colherzinha” é errado?
Não é bem por aí!
Colherinha é a forma reconhecida pelo VOLP, mas alguns dicionários (como o Priberam) também registram “colherzinha”. Gramaticalmente, essa seria a forma regular, inclusive, de obter o diminutivo de colher. Sendo este um substantivo terminado em “r”, uma consoante, o diminutivo é formado com o sufixo “zinha”.
É o mesmo caso de outras palavras com terminação idêntica, como “altar”, “mulher”, “amor” e “favor”.
Exemplos
- A bebê derrubou a colherinha no chão, e precisaram buscar uma limpa;
- Fica até difícil comer com uma colherzinha deste tamanho!
- Prefiro comer sobremesas com colherinhas pequenas;
- As colherinhas de chá estão na segunda gaveta.
Colaboraram: André de Freitas Barbosa, professor de redação do colégio Oficina do Estudante, e Tiago Omena, professor do Estratégia Vestibulares.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.