Imagine uma fazenda no interior de Minas Gerais, o sol nascendo e o cheiro do café fresco no ar. Agora pense nas fileiras intermináveis de pés de café que formam aquela paisagem. Como será que chamamos esse conjunto de plantas? Qual o coletivo de café? Prepare a água quente enquanto mata essa curiosidade.
De acordo com o dicionário Michaelis, “cafezal” é o agrupamento de cafeeiros, uma planta tropical que produz os grãos de café. Outros nomes são “cafeal”, “cafeeiral” e “cafelana”. Importante notar que este coletivo se trata da planta, não da bebida pronta!
+ Fruto ou fruta? Entenda a diferença
E para a bebida?
Na Língua Portuguesa, coletivos são usados para se referir a grupos de seres, objetos ou locais, que pertencem a mesma espécie ou categoria. Alguns exemplos são “resma” (coletivo de papel) e “arquipélogo” (coletivo de ilhas).
Porém, não existe um substantivo coletivo oficial para bebidas, como se tem para os animais – manada (para bois), alcateia (para lobos) e cardume (para peixes) – ou até para pessoas, que chega na marca de 80 possibilidades.
Exemplos
- O fazendeiro percorreu o cafezal para verificar o ponto da colheita.
- As chuvas atrasaram a floração do cafezal este ano.
- De longe, o cafezal parecia um tapete verde sobre as colinas.
- A fazenda possui um grande cafezal.
- O cafezal precisa de chuva para se desenvolver.
- Eles compraram um terreno com um pequeno cafezal.
- O cafezal ocupa boa parte da propriedade.
- O sol forte prejudicou parte do cafezal.
- O pesquisador analisou o solo do cafezal.
- O cafezal fica próximo ao rio.
- O cafezal foi plantado há mais de dez anos.
- A estrada passa ao lado do cafezal.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o coletivo de elefante?
‘Não dá para se iludir’: nota mil na redação do Enem segue tentando vaga dos sonhos na USP





