Você já saiu de uma conversa elogiando alguém para um amigo: “Nossa, ela é de bom caráter“? O elogio sai fácil quando falamos de uma pessoa só, mas e quando o assunto é a índole de um grupo inteiro de amigos? Seria “caráteres”? “Caráters”?
A resposta correta é “caracteres“. Vem com o GUIA DO ESTUDANTE entender a formação desse plural!
+ Quais as diferenças entre bater a porta, bater à porta e bater na porta?
Por que “caracteres”?
Achou esse plural diferente? Apesar de peculiar, a explicação está na etimologia, ou seja, na origem e formação das palavras.
De acordo com o Dicionário Michaelis, “caráter” deriva do termo grego “kharaktēr“, que significa “marca gravada, sulcada” e carregava o som de /k/, preservado quando o termo foi incorporado ao latim e, posteriormente, ao português — o que explica a presença do “c” no vocábulo atual.
Assim, quando esse elemento foi assimilado pela língua portuguesa, a base morfológica original foi mantida.
Embora o plural normativo de “caráter” seja “caracteres”, no cotidiano é comum empregar o termo no singular, tratando a característica como uma qualidade abstrata.
Portanto, como resposta da pergunta inicial e seguindo a norma-padrão, você descreveria seus amigos como: “Eles têm bons caracteres”.
Confira outras Dúvidas de Português.
Qual é o plural de ônibus?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





