
Na granja, na gastronomia e na música: as galinhas estão por toda a parte. Mas você sabe qual é o coletivo desse bichinho tão simpático? Segundo o Dicionário Michaelis, existem três termos: galinhada, galinhame e galinhaço.
Segundo Margarete Xavier, autora de língua portuguesa do Fibonacci Sistema de Ensino, a palavra “galinhada” é a mais comum e é formada pela junção de “galinha” e “-ada”. Já “galinhame” vem de “galinha” e “-ame” e tem um tom mais popular. “Galinhaço”, por sua vez, é um termo que vem do latim “gallinaceu” e tem um toque mais informal e até um pouco humorístico.
De onde vem a “galinha”?
“A palavra ‘galinha’ vem do latim ‘gallina’, e data do século 16. Daí surgiram vários outros termos como ‘galinheiro’ e ‘galinhola’. O interessante é que até o termo ‘galinhagem’, que no contexto popular faz referência a práticas divertidas (e às vezes engraçadas) entre as pessoas, tem também essa origem”, conta Margarete.
As galinhas no dia a dia
- Você já visitou algum galinheiro? Como as pessoas nas áreas rurais costumam usar o coletivo de galinhas? Olha só estes três exemplos de frases cotidianas:A galinhada cacarejava na granja.
- O galinhaço estava em polvorosa no galinheiro.
- Deixaram aberta a porta e o galinhame fugiu para o mato.
Personagem querida nas canções infantis
Nas músicas, especialmente as infantis, a personagem galinha é muito popular, como é o caso da “Galinha” do álbum “Os Saltimbancos”, do Chico Buarque de Holanda; ou a famosa “Galinha Magricela”, gravada pela Turma do Balão Mágico. Mas é raro encontrar o uso do coletivo da ave em outras canções. Aqui a gente mostra um dos poucos exemplos: “A Festa do Pato”, de Cássio Gava, em que ela usa a palavra “galinhame”. Veja o trecho a seguir:
“O pato tava infeliz lá na lagoa
Fez suas malas, foi-se embora numa boa
Andou pra lá, pra cá, perdeu as estribeiras
Adormeceu debaixo de uma laranjeira.
Sonhou com o almoço em que ele era o prato
Um pato com laranja muito apimentado
Deu um espirro e acordou sem a laranja
Fugiu dali, fingiu ser galo e foi pra granja.
Se apaixonou pela galinha, mas de fato
Em outro sonho viu a pobre numa canja
E acordou sem seu disfarce, assustado
Que o galinhame percebeu que ele era um pato.”
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.