Qual é o coletivo de cebolas?
Pegue um punhado desse vegetal, misture com uma pitada de curiosidade e descubra o nome desse combo surpreendente!

Você já deve ter aprendido na escola que um grupo de lobos é uma alcateia e que várias abelhas juntas formam um enxame. Mas e as cebolas? Será que elas também têm um nome coletivo? A resposta é sim! E a palavra mais usada para isso, segundo os dicionários de Língua Portuguesa, é “réstia“, que se refere às cebolas (e alhos também) entrelaçadas pelas hastes, do jeito que costumamos ver penduradas em feiras e supermercados. Mas calma, porque não para por aí!
Além de réstia, também podemos chamar um conjunto de cebolas de enfiada, cambada, trança, cabo, rastra e até cebolal (sim, essa palavra existe!). Quem diria que um simples tempero teria tantos nomes, não é?
Curiosidades
Agora que você já sabe como chamar um monte de cebolas juntas, que tal algumas curiosidades extras?
- Sabia que a cebola é uma das plantas mais antigas cultivadas pelo ser humano? Os egípcios já usavam há mais de 5.000 anos!
- Esse vegetal é um superalimento, rico em vitaminas, antioxidantes e até com propriedades antimicrobianas.
- E aquele chororô ao cortar cebola? Culpa de uma enzima chamada “alinase” liberada pelo alimento, que reage com o óxido sulfúrico (também presente no legume). A reação dá origem ao ácido sulfênico, que vira um gás volátil irritante aos olhos.
Exemplos na cozinha
Selecionamos seis frases em que são usados os vários coletivos de cebola. Dá uma olhada aqui:
- A feira estava enfeitada com réstias de cebolas penduradas nas barracas.
- O agricultor preparou uma enfiada de cebolas para facilitar o transporte até o mercado.
- No interior, é comum ver cozinhas decoradas com uma trança de cebolas secando ao ar.
- O enorme cebolal no sítio do meu avô garantiu a colheita para todo o ano.
- A dona do restaurante pegou um cabo de cebolas e começou a descascá-las para o molho.
- Depois da colheita, os trabalhadores organizaram uma rastra de cebolas para armazenar no celeiro.
Que tal uma receita com réstia de cebolas?
Já que aprendemos que um punhado de cebolas pode formar uma réstia, que tal separar algumas para uma receita incrível? Hoje, a cebola vai deixar de ser coadjuvante e assumir o papel principal no seu prato! Então, escolha as melhores da sua réstia, prepare os temperos e venha descobrir como fazer uma cebola recheada de dar água na boca. A receita foi publicada na revista CLAUDIA:
Cebolas recheadas
Ingredientes
– 4 cebolas roxa grandes, com casca e lavadas
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 xícara (chá) de linguiça calabresa defumada cortada em tiras finas
– 1 maçã sem casca, ralada grosseiramente
– 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado fino
– sal a gosto
– salsa (ou salsinha) picada a gosto
– cebolinha-verde picada a gosto
– manjericão picado a gosto
Modo de preparo
Corte uma tampa de cada cebola e, com a ponta de uma faca, retire o miolo sem machucar o fundo e a casca. Pique o miolo e junte ao azeite numa panela. Leve ao fogo mexendo até que a cebola murche. Acrescente a linguiça e refogue por 3 minutos. Adicione a maçã e os temperos, misture bem e recheie as cebolas.
Acomode-as numa assadeira forrada com papel-alumínio levemente untado com óleo. Polvilhe o queijo sobre elas e leve ao forno, preaquecido, em temperatura média (170 ºC a 190 ºC), por cerca de 30 minutos, ou até as cebolas ficarem cozidas, mas sem desmanchar.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.