Qual é o certo: “intercessão” ou “interseção”?
Palavras com escritas semelhantes, mas significados diferentes
Quando duas palavras se parecem muito, o cérebro costuma brincar de esconde-esconde com a memória. “Intercessão” e “interseção” são um desses pares que confundem qualquer pessoa, afinal, ambas têm escrita e sonoridade próximas, mas significados bem diferentes. Para não errar mais, vale recorrer ao que dizem os dicionários Houaiss, Michaelis e Aulete, além de olhar para a origem de cada termo.
Intercessão: ato de interceder
Segundo os três dicionários, “intercessão” significa pedido, súplica ou intervenção feita em favor de alguém. Vem do latim intercessio, derivado de intercedere (“intervir”, “pedir por”). É uma palavra ligada a mediação, apoio e defesa.
Exemplos de frases:
- O advogado entrou com um pedido de intercessão para tentar reduzir a pena do réu.
- Os alunos contaram com a intercessão da coordenadora para conseguir uma nova data de entrega.
- Na tradição religiosa, a intercessão dos santos é vista como um apoio espiritual.
Interseção: ponto de encontro, cruzamento
Já a palavra “interseção” vem do latim intersectio, ligado ao verbo intersecare (“cortar entre”, “cruzar”). Por isso, é utilizada em matemática, geometria, trânsito e em qualquer situação que envolva cruzamento, sobreposição ou encontro de linhas, ideias ou caminhos.
Exemplos de frases
- Na geometria, o ponto A é a interseção das duas retas.
- A interseção entre biologia e tecnologia deu origem a diversas áreas inovadoras.
- O cruzamento movimentado é a interseção de três avenidas importantes.
As duas palavras na imprensa
E como a Folha de S. Paulo usa os dois termos? Confira aqui dois exemplos, com trechos de reportagens publicada pelo jornal:
“Depois da intercessão das autoridades brasileiras e da grande repercussão no Brasil, o caso passou a interessar a polícia e a imprensa francesas. O jornal Le Parisien dedicou uma página inteira ao desaparecimento do fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, 36, em Paris”.
“O estudo também identificou interseção entre raça e clima em quase metade da documentação (44,5% do total). Mas em apenas dois desses documentos essa interligação é abordada de forma concreta. Para os responsáveis pela pesquisa, isso sinaliza que os governos abordam a justiça racial climática em discursos, mas sem assumir obrigações concretas”.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.
Qual o coletivo de elefante?





