Os cães descendem dos lobos, isso todo mundo sabe. Mas não quer dizer que podemos usar o mesmo termo para se referir ao coletivo destas duas espécies! “Matilha” e “alcateia” são dois coletivos distintos, e só podem ser usados como sinônimos em um contexto – que, garantimos, não tem nada a ver com animais. Não está entendendo direito essa conversa? Continue lendo o texto.
O que é matilha?
Matilha, segundo o dicionário Michaelis, é um “grupo de cães de caça”. Por isso, por extensão, é usado como coletivo para cachorros! No sentido figurado, matilha também pode ser usado como sinônimo de “corja”, para se referir a pessoas de má índole.
- A matilha de vira-latas fez a maior festa com a comida oferecida pela vizinhança;
- Era uma matilha de cães selvagens, eu tenho certeza!
- Essa matilha foi responsável pelos roubos na rua.
O que é alcateia?
Já alcateia é o coletivo dos ancestrais dos cães, os lobos. Um outro coletivo aceito para lobos é “bando”.
- Quem é o líder da alcateia?
- Dificilmente você verá uma alcateia de lobos guará, eles são solitários.
- A alcateia era tão grande que assustou os caçadores.
Matilha e alcateia de submarinos
É estranho, a gente concorda, mas matilha e alcateia têm, sim, um significado em comum. Ambos podem ser utilizados como coletivo de submarinos, quando estes atacam em conjunto. O termo é pouco usual no dia a dia, e mais usado na marinha.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.