Tem palavras que não se contentam em ser apenas um verbo ou um adjetivo, querem ser as duas coisas! Esse é o caso de “protocolar” que, para completar, tem um sinônimo que confunde muita gente: “protocolizar“. Não está entendendo esse papo de maluco? Neste texto, a gente te explica melhor.
Protocolar e seus significados
A palavra protocolar, segundo os dicionários, pode ser tanto um verbo quanto um adjetivo. Como verbo, pode significar “registrar em protocolo” – e aí, serve como sinônimo para protocolizar.
Como adjetivo, no entanto, protocolar se refere àquilo que está “de acordo com o protocolo”. Já ouviu falar, por exemplo, que determinado processo era “protocolar”? A palavra, inclusive, pode ter um significado um pouco depreciativo, para definir algo “cheio de formalidade; cerimonioso.”
E protocolizar?
Já protocolizar é apenas um verbo transitivo direto, que significa “inscrever ou registrar em protocolo”.
Tanto “protocolar” quanto “protocolizar” são formadas por derivação sufixal, a partir da palavra “protocolo”.
Resumo da ópera
Em resumo, se você estiver se referindo ao ato de registrar algo em protocolo, pode usar tanto “protocolizar” quanto “protocolar”. Ambas estão corretas e servem como sinônimos!
Exemplos
- Antes de protocolizar a certidão, confira se está tudo certo;
- Pediram para protocolizar essa pilha de documentos o quanto antes;
- Esse exame é protocolar da empresa, não há nada que possamos fazer;
- Neste caso, o protocolar é abrir uma reclamação formal.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.