“Peço” ou “pesso”: qual é o certo?
Depois de ler essa dica, você nunca mais vai precisar pedir socorro para escrever essas palavras
Para pedir algo educadamente, “por favor” e “obrigada” são fundamentais. E para pedir algo corretamente, o certo é dizer “eu peço” ou “pesso“? Nesta dúvida, não tem meio termo, apenas uma das formas está correta – e você está prestes a descobrir qual.
A palavra “pesso” não existe na norma padrão da Língua Portuguesa. O correto, portanto, é dizer “eu peço“. Aliás, todas as formas derivadas do infinitivo pedir são grafadas com “ç”: “que ele peça”, “que nós peçamos”, por exemplo, nas formas subjuntivas; e “peça você” e “peçam vocês”, no imperativo.
Com alguns exemplos, fica ainda mais fácil entender.
Exemplos
Eu peço comida por aplicativo com pouca frequência.
Eu peço todos os dias para que tudo dê certo.
Eu peço a ele os formulários de inscrição, mas ele nunca entrega.
Ss ou ç?
É muito comum que haja confusão não apenas no uso de “ss” e “ç”, mas também no de “s” e “sc”. Uma dica útil é que o “ss” é usado em substantivos derivados de verbos finalizados em “gredir”, “mitir”, “ceder”, “cutir”, “primir”. Por exemplo: suprimir, supressão; suceder, sucessão.
Já o “ç” é utilizado em palavras derivadas de vocábulos terminados em “to”, “tor”, e “tivo”, como setor, seção; canto, canção. A letra também é a correta em caso de substantivos terminados em “ção”, que vieram de verbos que perderam a letra “r”. Isto é: repartir, repartição; combinar, combinação.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.