Março é só um dos meses em que devemos reconhecer as grandes mulheres que dão sua contribuição para um mundo melhor – e também lutar para que elas tenham, sempre, as condições sociais que realmente merecem. Para elogiar uma mulher, você usa “mulherão” ou “mulherona”? Ou, ainda, quem sabe, “mulheraça“?
Saiba que todas estas formas estão corretas, conforme o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). Mas atenção: “mulherão” é um substantivo masculino, isto é, falamos um mulherão. Já “mulherona” é feminino, uma mulherona – assim como uma mulheraça.
Aumentativos
Os sufixos “ão/ona” e “aço/aça”, como usados em “mulherão”, “mulherona” e “mulheraço” são utilizados para formar aumentativos, isto é, graus mais intensos, uma gradação que mostra tamanho ou qualidade maiores do substantivos.
Mas eles não são os únicos. Os sufixos “arra”, “alha/aréu”, “orra” e “ázio” são alguns dos outros que podem ser usados para aumentativos. Exemplos: bocarra, gentalha, fogaréu, cabeçorra e copázio, respectivamente.
Exemplos
- Nísia Floresta foi um mulherão: ela escreveu o primeiro livro que discutia a condição feminina no Brasil, em 1832.
- Minha mãe é uma mulherona, meu maior exemplo.
- Um dia espero ser uma mulheraça como a Conceição Evaristo. Admiro tanto a escrita dela!
Veja outras dúvidas de português
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.