Existe uma infinidade de cores, modelos, tamanhos e elas podem ser usadas na confecção de colares, brincos, roupas, pulseiras e muito mais. Estamos falando da “miçanga” ou “missanga”? Neste caso, as opções de escrita são diversas, assim como tudo que envolve essas pequenas contas. A gente explica melhor.
O termo, usado para se referir às continhas de plástico, vidro ou louça, tem origem em línguas africanas, especialmente da região de Moçambique. Sua forma original é “masanga” – que significa literalmente “contas de vidro miúdas”. O correto, então, seria escrever “missanga”, já que a palavra de onde derivou também era redigida com “s”?
Se você estiver escrevendo a palavra no português de Portugal, sim. Por lá, a forma mais próxima da original foi a que se consolidou. Por outro lado, há uma regra da Língua Portuguesa do Brasil estabelecendo que palavras de origem africanas, árabes e indígenas deveriam ser redigidas preferencialmente com o “ç”.
É por isso que, por aqui, a forma mais correta e registrada em dicionários é “miçanga”.
Exemplos
- Resolveu usar um colar de miçangas coloridas na festa.
- Os fãs da cantora trocam entre si pulseiras feitas de miçanga.
- Perguntou à lojista onde ficavam as prateleiras de miçanga.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.