“Metereologia” ou “meteorologia”: qual é a forma correta?
Se vai chover ou não, não sabemos. Mas que você vai sair daqui com essa dúvida resolvida, isso vai!
Na comédia “Meninas Malvadas” (2004), a personagem Karen Smith, interpretada pela atriz Amanda Seyfried, tem uma habilidade única: consegue prever eventos climáticos pelo seio, estimando com precisão se vai chover ou fazer sol. No fim do longa, vemos que ela empreendeu o dom e se tornou uma espécie de mulher do tempo do jornal da escola. Agora, vamos lá: a habilidade de Karen é uma mão na roda para a “metereologia” ou “meteorologia“?
Referências cinematográficas à parte, há uma única maneira de escrever a palavra corretamente e é “meteorologia”. A palavra “metereologia”, com o começo metereo está incorreta e não existe na Língua Portuguesa, de acordo com a norma culta.
Significado da palavra
A palavra “meteorologia” diz respeito a todo estudo que envolve os fenômenos químicos e físicos que acontecem na atmosfera. Um dos principias focos da área é a previsão das atividades climáticas, prevendo desde as temperaturas mínimas e máximas de cada dia até os níveis de precipitação das chuvas. Quem trabalha na área é um “meteorologista”, enquanto os estudos do campo são “meteorológicos”.
Sendo o nome de um campo da ciência, “meteorologia”, um substantivo feminino, não tem obrigatoriamente um sinônimo. “Climatologia” seria uma das áreas da meteorologia (dedicada exclusivamente ao clima), e não um sinônimo.
Exemplos
- A meteorologia prevê calor intenso para a região nordeste do país no final de semana;
- Morar em São Paulo é acompanhar a meteorologia diariamente para saber qual roupa vestir;
- A meteorologia marinha alertou para a formação de tempestades no oceano Atlântico;
- A precisão da meteorologia melhorou consideravelmente com o avanço da tecnologia;
- Os noticiários sempre incluem um segmento sobre a meteorologia para informar as condições climáticas.
Para não errar mais
Como sempre, uma das principais dicas para não errar mais a grafia de uma palavra é consultar a sua etimologia. A origem da palavra “meteorologia” vem do grego “meteorología”, que significa a observação dos corpos celestes.
Mas, sejamos sinceros, neste caso, a dica mais óbvia é observar o começo da palavra: “meteoro”. Ou seja, basta lembrar que, assim como os meteoros que passam pela atmosfera, a “meteorologia” é a área de ciência que estuda os eventos atmosféricos.
Confira outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.