“Mau humor” ou “mal humor”: qual é o certo?
Aprenda a diferença e descubra um macete para não errar mais
Depois de um longo dia de estudos sem acertar um exercício, fica difícil colocar um sorriso do rosto. Bateu aquele “mau humor” ou “mal humor”? Descubra a seguir qual é o correto.
Uma questão de classe gramatical
Vamos por partes: “mau” é adjetivo, enquanto “mal” é advérbio. Segundo a gramática, o adjetivo deve ser utilizado para qualificar um substantivo. Já o advérbio é usado para qualificar um verbo, a um adjetivo ou outro advérbio.
Se a palavra “humor” é um substantivo, e queremos usar uma outra palavra para dizer que ele é ruim, negativo, o correto é que seja um adjetivo. Portanto, usamos “mau”!
Macete
Para evitar erros, existe um macete muito utilizado e fácil de memorizar: “mau” é o contrário de “bom”. Já “mal” é o oposto de “bem”. Para fazer uso desse macete, basta substituir as palavras quando estiver em dúvida. Por exemplo: nós dizemos que alguém está de bom humor, certo? Assim, pode ser mais fácil de lembrar que o correto é “mau humor”.
É possível fazer essas substituições em diferentes contextos, como em “mau uso” e “bom uso”, “mau profissional” e “bom profissional”, entre outros.
Então por que dizemos “mal-humorado?”
A explicação segue a mesma lógica: a palavra “humorado” é um adjetivo, por isso é o advérbio “mal” que é usado para intensificá-lo. Também podemos substituir as palavras com o macete e veremos que o correto é “bem-humorado”.
Exemplos com mau humor
- Ela não esboçou nenhum sorriso durante o circo, estava de mau humor.
- Nunca vi o chefe com esse mau humor.
- O dia de trabalho intenso deixou minha irmã de mau humor.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.