“lual” ou “luau”: qual é o certo?
Acredite ou não, a origem dessa palavra não tem nada a ver com a lua! Entenda melhor
Quem nunca participou de um, pelo menos já ouviu falar – ou assistiu em alguma comédia romântica. Praia à noite, uma roda de pessoas, fogueira, violão… estamos falando do “lual” ou “luau”? Já alertamos: este texto pode te surpreender algumas vezes.
Para começar, a versão correta é “luau”, com “u”. Essa é a única forma registrada em dicionários e no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. A confusão acontece porque, em “lual”, o “L” assume som de “U” – gerando a pronúncia exatamente igual à da forma correta, “luau”.
+ Friento ou friorento: qual é o certo?
Achou surpreendente? Prepare-se, a maior surpresa vem a seguir.
“Luau” e a “lua”
A explicação parece quase intuitiva: o “luau” leva esse nome porque aconteceu à luz da luar. Certo? Errado! Por mais que muita gente associe a palavra à lua, a etimologia dela nos conta outra história. “Luau” é uma palavra com origens remotas no havaiano “lu’au“.
Trata-se de um prato típico do Havaí feito com brotos, frango ou polvo, e que era servido, normalmente, em festas na praia. Por extensão, essas celebrações informais acabaram levando o mesmo nome.
+ “Eu que agradeço” ou “eu quem agradeço”: qual é o certo?
Exemplos
- O luau está marcado para o próximo sábado;
- Ninguém imaginava, mas o luau lotou em pouco tempo!
- Este ano, decidiu celebrar o aniversário em um luau.
+ “Nécessaire, “necessaire” ou “necesser”: qual é o certo?
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.