Rica em vitaminas e antioxidantes, essa frutinha importada da China já se tornou bastante popular no Brasil. De cara, sua aparência já agrada: é cor-de-rosa por fora e branca por dentro, com aspecto gelatinoso. O sabor é adocicado, e ela pode ser usada para fabricar doces, geleias e outros pratos. E aí, você já comeu “lichia“? Ou será que o nome correto é “lixia“?
Sem mais delongas, já adiantamos que o nome correto é “lichia”, com “ch”. Essa é a única forma registrada no VOLP, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, e nos dicionários. Sendo um fruto chinês, a palavra tem sua origem no mandarim lìzhǐ, e o nome científico da planta é Litchi chinensis.
A árvore que dá origem à lichia se chama lichieira.
É verdade que lichia faz mal à saúde?
Em 2017, um artigo publicado na revista científica The Lancet deu o que falar. Cientistas associaram a morte de centenas de crianças na Índia ao consumo da lichia. Elas faleceram depois de ingerir grandes quantidades da fruta e apresentar sintomas como convulsão e perda de consciência. Afinal, lichia faz mal? Ou pior, a fruta pode matar?
A nutricionista Gisele Paiva, ouvida pela revista Veja na época, afirma que sim, mas apenas em condições muito extremas. A fruta tem uma substância chamada hipoglicina que derruba os níveis de glicose no sangue. Se a pessoa estiver desnutrida, de estômago vazia e em más condições de saúde – o caso das crianças indianas –, o consumo exagerado de lichia pode, sim, fazer mal.
Do contrário, a lichia é na verdade um alimento nutritivo e que é um aliado na dieta.
Exemplos com lichia
- Encontrou um pé de lichia pelo caminho e resolveu abastecer a mochila.
- Você já comeu lichia? É uma delícia!
- É época de lichia, então ela está mais barata na feira.
- A lichia é um vegetal exótico no Brasil, mas se adaptou muito bem ao nosso país.
Veja mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.