Genipapo ou jenipapo: qual é o certo
O jenipapo - ou seria genipapo? - não é o único fruto da quitanda que sofre deste mal!
Esse impasse é um clássico da língua portuguesa e envolve não só o fruto que dá nome a este texto, mas quase uma quitanda inteira: é com “g” ou “j”? Uma pesquisa rápida na internet – ou no dicionário, para os que preferem à moda antiga – resolve a dúvida. Mas entender o porquê da resposta é muito mais divertido, concorda?
Primeiro de tudo, vamos acabar com o mistério: jenipapo se escreve assim, com “j”. Assim como jenipapeiro, a árvore onde ele nasce. Mas há uma razão etimológica para isso. Jenipapo tem origem na palavra indígena yandï’pawa, que significa “fruta que serve para pintar”. E a norma culta toma por regra que todas as palavras de origem indígena, árabe ou africana que tenham essa sonoridade sejam grafadas com “j” – é o caso também da berinjela (árabe) e do jiló (de origem africana).
+ Coco ou cocô: quando usar cada palavra
É claro que nem sempre foi assim, e não é à toa que o nome científico deste fruto (Genipa americana L) é escrito com “g”. Antigamente, utilizava-se a grafia “genipapo”, mas com o estabelecimento da regra para os nomes das origens já mencionadas, essa forma de escrita caiu em desuso.
Hoje, portanto, não tenha dúvidas na hora de escrever: jenipapo é com “j”!
Exemplos:
O licor de jenipapo era muito consumido na região.
Nunca vi um jenipapeiro!
Você sabia que o jenipapo traz muitos benefícios à saúde?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso ENEM GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.