“Friento” ou “friorento”: qual é o certo?
Quem sabe essa nunca passa frio, pois está coberto de razão
Depois das ondas de calor em 2023 e as consequências da emergência climática cada vez mais presentes no cotidiano, o frio pode parecer um pensamento distante para o brasileiro. Mas todo mundo conhece aquela pessoa que não dorme sem uma meia no pé, sempre quer desligar o ar condicionado… Você diria que se esse alguém é “friento” ou “friorento”?
Para a norma culta da língua portuguesa, tanto faz – ambas as formas estão corretas, segundo o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) e o Dicionário Michaelis. Ainda há a palavra “friolento“, usada no português cotidiano em Portugal, mas menos comum no Brasil.
+ “Calorzão” ou “calorão”: qual é o certo?
Exemplos
- Não consigo dormir sem cobertor, sou muito friorento.
- Os alunos daquela sala são muito frientos, por isso nunca querem ligar os ventiladores.
- Deixe de ser friorenta, menina! Está 35 graus.
Formação de adjetivos
Tanto “friento” quanto “friorento” são adjetivos formados a partir da anexação do sufixo -ento a substantivos. Assim como o sufixo -udo, ele traz a ideia de excesso, muitas vezes de forma pejorativa. Outros exemplos desse processo são “nojento”, “ciumento” e “sarnento”.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.