Focinho ou fucinho? Qual é o certo?
Saiba qual forma é a correta e nunca mais caia nessa pegadinha ortográfica
Imagine um cachorro simpático chegando perto de você, com o focinho todo fofo, pedindo petisco? Ou seria “fucinho”? A forma correta é a primeira: “focinho”, de acordo com os dicionários Michaelis e Houaiss.
“Focinho” é um substantivo masculino usado para nomear a parte frontal da cabeça de vários animais — onde ficam nariz e boca. Exemplos clássicos são o focinho de cachorro, gato, porco, cavalo, coelho e tantos outros bichos.
+ Qual é o feminino de jacaré?
Mas a palavra também pode ter outros significados. Um deles se refere, de forma pejorativa, ao rosto humano. Já ouviu a expressão: “não meter o focinho onde não é chamado”? Outro significado está na arquitetura: “focinho” indica uma peça usada na borda dos degraus de escadas.
Qual o masculino de abelha?
A origem da palavra
O termo “focinho” deriva do latim faucinus, que evoluiu até chegar à forma atual. E todas as palavras da mesma família seguem essa lógica, como focinhar, focinheira, focinhada.
Verbo “focinhar”: sim, “eu focinho” existe!
Pouca gente usa, mas “focinho” também pode ser verbo — é a forma da 1ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo focinhar. Esse verbo descreve a ação de reconhecer, escavar ou atacar com o focinho.
Exemplos do dia a dia
- O cavalo encostou o focinho na minha mão, pedindo carinho.
- A onça abriu o focinho e soltou um rugido que ecoou pela mata.
- Depois de brincar na lama, o porquinho apareceu com o focinho todo sujo.
- Ele fez uma careta tão estranha que parecia estar amassando o próprio focinho.
- Minha vizinha vive metendo o focinho onde não é chamada.
Atenção: “foucinho” e “foicinho” não são erros!
Essas duas palavras existem, mas significam outra coisa: foucinho e foicinho se referem a uma foice pequena, e não têm relação com o nariz de animais. Então nada de confundir!
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.





