“Extravasar” ou “estravazar”: qual é o correto?
A confusão entre S e Z já é um pesadelo, quando junta com a troca entre S e X, então... Entenda de uma vez a forma correta da palavra e não erre mais!

Se você já ficou na dúvida entre “estravazar” e “extravasar“, saiba que não está sozinho! As duas grafias confundem muita gente, especialmente porque tocam em dois tópicos sensíveis para os falantes da Língua Portuguesa: a troca do “S” pelo “Z” e a do “S” pelo “X”. Será que ambas existem? Qual está correta? O GUIA DO ESTUDANTE te ajuda a descobrir!
Qual é a forma correta?
A palavra correta é “extravasar”, com “X” e “S”.
Derivada do latim extravasare, tem como significado literal “sair do vaso”, “transbordar”. Na adaptação para o português, a palavra manteve esse sentido de ultrapassar um limite, seja fisicamente (como um líquido que sai de um recipiente) ou figurativamente (como emoções que não podem mais ser contidas). Por exemplo, quando dizemos que alguém precisa “extravasar”, estamos nos referindo à necessidade de liberar sentimentos ou tensões acumuladas.
“Estravasar”, com “S” e “S”, não existe na norma culta da Língua Portuguesa. A confusão ocorre, principalmente, pela influência da pronúncia oral, mas é importante lembrar que a grafia correta é sempre com “X” e “S”.
Exemplos
O verbo “extravasar” pode ser utilizado em diferentes contextos, tanto literais quanto figurativos. Veja alguns exemplos:
- Depois de tanto estresse, precisava extravasar e relaxar um pouco;
- As fortes chuvas fizeram o rio extravasar;
- A torcida extravasou sua alegria quando a atriz brasileira ganhou o prêmio;
- Marcelo extravasa suas emoções através da música;
- Sem um momento de lazer, a pressão dos estudos acaba extravasando de forma negativa.
Como não errar mais?
A etimologia da palavra ajuda a entender sua grafia – e a não confundir mais. O prefixo “extra-” significa “fora” ou “além”, enquanto “vaso” refere-se a um recipiente. Assim, “extravasar” literalmente descreve algo que está fora de um vaso, isto é, que sai ou transborda de um recipiente. Está “extra” do “vaso” – fácil de lembrar, né?
Essa mesma raiz aparece em palavras como “envasar”, que descreve o ator de colocar algo dentro de um recipiente. É diferente, por exemplo, do verbo “vazar” (como em “O cano da cozinha está vazando”), que deriva da palavra “vazio”, ou seja, o ato de esvaziar, de ficar vazio.
Portanto, se a intenção é falar sobre transbordar emoções, sentimentos ou qualquer outro excesso, a forma certa é sempre “extravasar”. “Estravasar” está errado e não existe!
Agora que você já sabe a resposta, pode extravasar sua vontade de usar a palavra corretamente quando quiser. 😉
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.