“Exitar” ou “hesitar”: qual é o certo?
Nunca mais hesite quando encontrar essas duas palavrinhas - mas sempre exite
Sabe quando você está em dúvida, tem uma postura vacilante e toma uns segundinhos antes de tomar uma decisão? Isso seria “exitar” ou “hesitar”? E quando dá tudo certo no trabalho em grupo e você ainda tira 10 naquela prova, está “exitando” ou “hesitando”?
Já deu pra perceber que as duas palavras existem, certo? Agora está na hora de aprender quando usar cada uma delas. O verbo “exitar” significa ter sucesso, segundo o VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), da Academia Brasileira de Letras. Já “hesitar” é o mesmo que estar incerto, duvidar, titubear.
Para memorizar, você pode se lembrar da palavra “êxito”, que significa sucesso, e é grafada com “x”. E vale também se recordar de que “hesitação” é com “h” no início e depois “s”. Assim fica mais fácil memorizar, concorda?
“X” ou “S”?
O “x” é uma letra com som muito versátil: pode ser semelhante ao do “ch”, “s”, “z”, “ss”, “cs”… Quando está antecedido pela letra “e”, isto é, forma “ex”, o “x” tem som de “s” – o que explica a confusão acima, entre “exitar” e “hesitar”. Outros exemplos de “x” com som de “s” são as palavras extra, exclusão, texto etc.
Exemplos com “hesitar” e “exitar”
- Não se preocupe, é normal hesitar em situações como essa.
- Todos exitamos quando vimos a nota do trabalho.
- É hora de exitar, o semestre finalmente acabou!
- Quando perguntaram sobre a mudança, hesitou por alguns minutos antes de responder.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.