Quando duas palavras possuem a mesma pronúncia, mas têm escritas e significados diferentes, elas são chamadas de homófonas. E é isso que acontece com “esotérico” e “exotérico” já que tanto o “s” quanto o “x” são pronunciados com som de “z”.
Então, sim, as duas palavras estão corretas e existem na Língua Portuguesa. O importante é tomar cuidado para não confundi-las em uma frase. Veja abaixo como não cometer mais erros:
Esotérico
O adjetivo “esotérico”, com “s”, é usado para descrever algo que é entendido apenas por poucas pessoas. Isso porque remete à época da Grécia Antiga, quando ensinamentos esotéricos eram voltados apenas a um grupo restrito de indivíduos.
Também pode ser sinônimo de obscuro, misterioso, místico e acessível para poucos.
Veja exemplos:
- Ele gosta de ler obras sobre temas esotéricos.
- Esse assunto não é esotérico, mas de conhecimento público.
- Essa pensadora usa uma linguagem esotérica, poucas pessoas conseguem compreendê-la.
Exotérico
Já o adjetivo usado com “x”, “exotérico”, tem o significado oposto. A ideia aqui é indicar algo de conhecimento público, sem mistérios e até trivial.
Seguindo a mesma lógica do caso anterior, na antiguidade grega, as doutrinas exotéricas eram voltadas a todos, sem restrições, sendo ensinadas publicamente.
Confira alguns exemplos:
- Aquele conteúdo é exotérico, bem acessível a quem tiver interesse.
- Gosto de usar uma linguagem exotérica, simples, para que todos me entendam.
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.