“Dedetizar” ou “detetizar”: qual é o certo?
O nome da solução final para acabar com as baratas ainda confunde muita gente. Entenda qual o termo correto e sua origem
A casa amanheceu com uma barata. No dia seguinte, mais uma surgiu durante à noite. Uma terceira apareceu na tarde do outro dia. Não dá mais para fugir, chegou a hora de dar um jeito nisso! É o momento de “dedetizar” ou “detetizar” a casa? Descubra qual é a grafia correta da palavra que confunde muita gente.
Origem no DDT
Apesar do erro comum entre os falantes, a palavra correta é dedetizar. E a sua origem é curiosa. Segundo o dicionário Michaelis, dedetizar vem da sigla DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano), inseticida utilizado para o controle de doenças transmitidas por insetos, como o mosquito Anopheles, transmissor da malária.
Quem propôs seu uso foi o médico Paul Müller, na década de 1940. Anos mais tarde, o uso do DDT foi proibido em diversos países, inclusive no Brasil, devido aos seus efeitos prejudiciais à fauna e flora.
Exemplos com dedetizar
- Precisamos dedetizar a empresa antes que surjam mais insetos.
- A escola deve ser dedetizada antes da volta às aulas.
- Vamos conversar com ele para que possa dedetizar a casa o quanto antes.
Veja aqui mais dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.