Apesar da cultura da pechincha ser comum no Brasil, nem todos os comerciantes a recebem bem em outros países. Portanto, se for viajar, esteja ciente… ou seria siente? Antes de fazer a mala, descubra se essa palavra se escreve com “c” ou “s”.
Para você já ficar ciente, a palavra siente não existe na língua portuguesa. O certo é ciente, com “c”. O termo tem alguns significados, veja quais são nesse texto.
O que significa “ciente”
Como adjetivo, a palavra ciente pode significar possuir ciência de determinada informação e também excesso de conhecimento sobre um determinado assunto. Nesse contexto, significa ser alguém informado sobre um assunto específico.
Já como substantivo, ser ou estar ciente representa uma assinatura colocada em um documento no momento em que se toma conhecimento de seu conteúdo.
Ou seja, a palavra ciente é usada sempre que vamos nos referir a alguém que é sábio, versado em um assunto ou matéria, ou que está bem informado. Dizemos assim que a pessoa é ciente, ou seja, que tem ciência e conhecimentos.
+ “Nécessaire, “necessaire” ou “necesser”: qual é o certo?
Exemplos
Estavam todos cientes de que a prova seria aplicada naquele dia.
Está ciente dos riscos desta cirurgia?
Mas e siente?
Siente existe na língua espanhola e é a conjugação em terceira pessoa do verbo sentir no presente. Então, se estiver falando em português do Brasil, já sabe: o correto é apenas “ciente”!
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.