“Celeiro” ou “seleiro”: qual é o certo?
Embora pronunciadas da mesma forma, as palavras têm significados distintos. Confira!
Você quer se referir a um fabricante de selas ou indicar um depósito de cereais? Dizer que uma região é fonte abundante de algo ou que alguém monta em cavalos com facilidade? Não existe palavra errada, basta entender quando usar “celeiro” ou “seleiro”.
Palavras homófonas
Isso significa que têm a mesma fonética, ou seja, são pronunciadas da mesma forma, mas seus significados e grafias são diferentes. Outros exemplos de palavras homófonas são:
- assento e acento
- conserto e concerto
- taxa e tacha
- cela e sela
- aço e asso
- cinto e sinto
Significados das palavras
Seleiro
A palavra “seleiro” pode ser usada como substantivo masculino ou adjetivo, e possui diferentes significados. Pode se referir ao fabricante de selas, ao dono de uma selaria, a alguém que monta bem a cavalo ou a um cavalo que aceita a sela com facilidade. Derivada de “sela”, a palavra “seleiro” deve ser escrita com “s”.
- Ele é reconhecido como grande seleiro da região;
- O homem treina diariamente com os cavalos por não se considerar um bom seleiro.
Celeiro
Já o substantivo masculino “celeiro” refere-se a um depósito ou armazém de cereais, forragem ou palha. A palavra também é usada para indicar um país que produz cereais em grande quantidade e, em sentido figurado, como uma fonte inesgotável de qualquer coisa. Exemplos com seleiro e celeiro:
- Os suprimentos ficarão estocados no celeiro;
- O Litoral Norte de São Paulo é celeiro de talentos do surfe nacional.
Confira outras Dúvidas de Português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.