Finalmente uma dúvida de português que é generosa com quem se depara com ela. Isso porque tanto “catorze”, quanto “quatorze” são palavras aceitas no dicionário, então não tem como você errar a grafia desse número (a não ser que você resolva enfiar um S e inventar a palavra “catorse”, mas isso é outra história).
A origem da escrita por extenso do número 14 vem do latim: quattuordecim. Assim, passou-se a escrevê-la também em português com QU, justamente a primeira versão da palavra. Até hoje, aliás, há quem pronuncie esse U do início e fale QU-ATORZE, enfatizando o U. O mais comum, porém, é que os falantes pronunciem CA-TORZE.
Foi essa adaptação na fala que gerou a nova versão do 14: sem Q, nem U, direto “catorze”. As duas grafias, porém, seguem sendo corretas.
Exemplos de uso:
Treze mais um é catorze.
São quatorze e trinta, hora de ir para casa!
Está fazendo catorze graus lá fora, que gelo!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.