“Canjica” ou “cangica”: qual é o certo?
Chegou a época das dúvidas juninas. Afinal, como se escreve esse prato típico das festas juninas?
Chegou junho, chegou a época das festas juninas e, com eles, a dúvida que sempre aparece por esses tempos do ano: afinal, como se escreve “canjica”? O correto é desse jeito mesmo, com J: “canjica”.
A grafia com G está incorreta. O dicionário Michaelis explica a grafia a partir da origem do termo: a palavra “canja” (a famosa sopa de galinha com arroz), mais o sufixo “ico” – ou seja, a canjica seria uma minicanja. Fofo, não? O Michaelis também traz expressões populares com esse prato. “Mostrar a canjica” seria sorrir mostrando os dentes. Já “pôr fogo na canjica” significa animar, atiçar.
O significado de canjica você conhece: aquele mingau feito com milho branco, que pode levar leite ou leite de coco, açúcar e depois é polvilhado com cravo e canela – uma delícia. Em algumas regiões do Brasil, a iguaria também é chamada de mugunzá. Aproveite o friozinho destes dias para se esquentar com ela.
Exemplos de uso:
Que vontade de comer canjica!
A canjica da minha mãe é uma delícia.
Vamos comer a canjica ali perto da fogueira?
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.