Você usa “câmera” quando fala do dispositivo de tirar fotos, mas na hora de escrever tem a impressão de que “câmara” é mais correto? Sem estresse: as duas palavras estão corretas, e constam no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa como sinônimas. Isso porque “câmara” é a versão do português lusitano – falado em Portugal – para “câmera”, a forma abrasileirada. Ambas constam como corretas no dicionário e são aceitas – as chamadas formas gráficas variantes.
Mas “câmara” e “câmera” podem ter vários significados que vão além do aparelho fotográfico – e alguns deles você já deve ter ouvido falar bastante por aí. Segundo o dicionário Michaelis, “câmara” e “câmera” podem ser usados para se referir a:
- Compartimento de uma casa;
- Espaço onde se realiza reuniões deliberativas;
- Assembleia legislativa legalmente constituída;
- Espaços e cavidades do corpo humano;
- Compartimento de um revolver onde se coloca as balas;
- Dispositivo fotográfico.
Embora os dicionários não façam essa distinção, cotidianamente a variante “câmera” é mais utilizada para se referir aos aparelhos de filmar e tirar fotografias, enquanto “câmara” fica reservado para se referir a espaços e, especialmente, assembleias legislativas.
Na teoria, no entanto, fique à vontade para usar a forma que mais lhe agradar!
Exemplos
- Vamos tirar uma foto com a sua câmera? Ela tem uma resolução melhor.
- A Câmara dos Deputados deve decidir sobre novas políticas públicas para a educação em breve.
- Vai cair na prova: as câmaras superiores do coração se chamam átrios.
- A princesa se recolheu para a sua câmera mais cedo, pois estava se sentindo doente.
Veja aqui outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.