Você, que está neste momento, vivendo uma das mais fortes ondas de calor da história dos invernos brasileiros. Ou você, que está lendo este texto em algum momento do futuro, em que as temperaturas estarão ainda mais altas. Talvez tenha surgido por aí a dúvida: como se escreve isso que estamos condenados a sentir todos os anos, graças ao aquecimento global? “Calorzão” ou “calorão”?
Embora seja muito comum no uso coloquial da língua, “calorzão” não consta nos dicionários. De acordo com o Michaelis, a grafia correta dessa palavra é “calorão”, sem o Z. Outra opção seria “calorama” (mas, honestamente, quem é que fala isso?).
“Calorão” é obviamente um aumentativo da palavra “calor”. Para expressar toda a quentura que você está sentido no momento, não é preciso enfiar um Z no meio. Basta acrescentar o tradicional sufixo “ão”. Que baita calorão, hein?
Exemplos de uso:
Eu odeio esse calorão. Prefiro o inverno.
Nesse calorão, dá vontade de não fazer nada.
Que calorão! Vamos tomar um sorvete?
Veja mais dúvidas de português aqui!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.