Quando você tem um problema para resolver, diz que está com uma “bucha” ou “buxa” nas mãos? E o utensílio de cozinha, utilizado para lavar as louças, você escreve “bucha” ou “buxa”? Aquela pecinha de plástico, colocada junto com o parafuso na parede, é com “x” ou “ch”?
Em todas as aplicações possíveis dessa palavra – e são muitas! – o correto é “bucha”, com “ch”. “Buxa”, com “x”, não está registrada nos dicionários e no VOLP (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), e por isso, formalmente, não existe no idioma.
“Bucha”: uma palavra, muitos significados
Embora no dia a dia a palavra “bucha” seja mais utilizada para se referir à esponja utilizada no banho ou para lavar louças, existem muitos outros significados. Para ser mais preciso, de acordo com o Dicionário Michaelis, são 20 definições.
Entre elas está a planta que dá origem à famosa bucha vegetal, o artefato utilizado para carregar armas, as peças usadas para fechar orifícios em embarcações, um elemento utilizado por sapateiros, e até uma gíria para se referir à qualquer comida ou refeição. Ufa, é muita coisa! Veja aqui todos os significados de “bucha”.
Exemplos
- Pediu que comprassem uma nova bucha no supermercado, a que estava na pia era velhíssima.
- Prefiro tomar banho com buchas vegetais.
- A bucha não era adequada ao tamanho do parafuso.
- Olha só a bucha que jogaram em meu colo!
Veja outras dúvidas de português.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.